Com tecnologia, acompanhamento de pacientes crônicos garante mais eficiência à saúde
28/06/2022

O acompanhamento regular de pacientes crônicos é item fundamental para estabilizar e evitar complicações das doenças. Nesse modelo de atendimento personalizado, as linhas de cuidado surgem como ferramentas essenciais para uma jornada assistencial mais eficiente e com maior atenção às necessidades de cada paciente. A Laura, healthtech que faz uso de algoritmos de inteligência artificial, é referência nesse tema e tem ajudado a aperfeiçoar esse processo em instituições de saúde em todo o País. 

Criadas a partir da necessidade de organização dos sistemas de saúde, as linhas de cuidado atuam de forma preventiva. Com isso, é possível antecipar os cuidados necessários ao paciente ao longo do tempo. Por exemplo, ajuda a identificar os tipos de exames que precisam ser realizados e em qual periodicidade. Também antecipam que serviços de saúde serão utilizados ao longo da jornada de tratamento e acompanhamento médico. 

Os estágios das linhas de cuidado são:

  1. Prevenção
  2. Diagnóstico
  3. Estadiamento
  4. Tratamento
  5. Acompanhamento

Ao acompanhar pacientes crônicos, como diabéticos, hipertensos, etc, é possível reduzir o desperdício de recursos em saúde. Sabendo as reais necessidades do paciente e acompanhando-o de perto, as linhas de cuidado identificam de forma antecipada mudanças na condição clínica e sugerem adequações necessárias. Também evita a solicitação de exames repetidos por diversos profissionais a um mesmo paciente, que passa por um único médico de família, tendo consultas pontuais com especialistas quando necessário. 

Para que tudo isso aconteça, a tecnologia é fundamental, pois permite:

  • Previsibilidade
  • Ações
  • Integração de informações
  • Comunicação entre profissionais

Com essa tecnologia, é possível priorizar casos mais graves, diagnosticar doenças em estágio inicial - o que aumenta as chances de cura e controle, além de possibilitar uma melhor experiência para esses pacientes", afirma o dr. Hugo Morales, Diretor-Médico da Laura.

O acolhimento e acompanhamento proporcionados pela coordenação do cuidado são fundamentais para as operadoras de saúde, uma vez que estão diretamente relacionadas às Resoluções Normativas da Agência Nacional de Saúde (ANS), RN 440, que institui o Programa de Certificação de Boas Práticas em Atenção à Saúde de Operadoras de Saúde, e RN 452, resolução que dispõe sobre o Programa de Acreditação de Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde e altera a Resolução Normativa

Sobre a Laura

Eleita em 2021 como TOP 10 Open Startups, ranking que reconhece as startups mais atraentes para o mercado corporativo no país, a Laura dispõe de uma das maiores centrais de dados clínicos do mundo: são cerca de 12 milhões de atendimentos já realizados e mais de 4 milhões de pacientes únicos em sua plataforma.

Fundada em 2016, a Healthtech faz uso de algoritmos de inteligência artificial, bem como da geração e integração de dados, a fim de entregar uma visão 360º às equipes clínicas e proporcionar o melhor cuidado aos pacientes. Por meio da oferta de medicina personalizada, promove ainda o acolhimento e direcionamento apropriados, possibilitando melhores desfechos clínicos.

Com um crescimento em receita de 143% no ano passado, a Laura conta hoje com mais de 100 colaboradores, que trabalham em conjunto, de todo o Brasil, unidos pelo propósito de salvar vidas diariamente. 





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP