Com o aumento da positividade dos casos de Covid-19 no último mês, a preocupação com o retorno ou continuidade das atividades presenciais voltou à tona. Levantamento realizado pela Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil, identificou um aumento nos índices de positividade para Covid-19 nas mais de 980 unidades da rede.
A média semanal de resultados positivos em todas as unidades do país passou de 38,04% entre os dias 30 de maio e 05 de junho para 42,31%, na semana de 06 a 12 de junho, um aumento de 4 pontos percentuais. Se comparada com a média da semana de 23 a 29/05, quando a média foi de 34,42%, o aumento é de 8 pontos percentuais.
Para auxiliar as empresas nessa retomada, a Dasa Empresas, hub de soluções corporativas da Dasa, oferece a solução Covid Empresarial, que envolve consultoria e inteligência para áreas de Recursos Humanos.
A solução operacionaliza o retorno seguro dos colaboradores às atividades, envolvendo familiares e prestadores de serviços, contemplando: indicação de grupos de atenção ou de menor risco, orientação desde a chegada à empresa até o uso de espaços comuns, oferta de vacinas, triagem da Covid-19 por meio de acesso a teleconsultas; Consultoria para testes diagnósticos da Covid-19, como, por exemplo, escolha do exame correto a fazer; e Mapeamento da imunidade dos colaboradores com protocolos médicos e coleta de exames em unidades físicas, atendimento domiciliar ou In Company.
A partir de um processo, a Dasa oferece um suporte completo ou modular, de acordo com a necessidade da empresa. A OMS e o Ministério da Saúde recomendam a testagem em massa como uma das melhores estratégias para combater a Covid. Com uma ampla presença com mais de 900 unidades laboratoriais, em 14 estados, além do Distrito Federal, a Dasa é referência em exames, por isso os testes da companhia já ultrapassam mais de 120 mil vidas, além de mais de 300 empresas atendidas pela solução.
“Na Dasa entendemos que a gestão da saúde deve ser realizada de forma preventiva, preditiva e personalizada, e que é fundamental que todos tenham qualidade de vida, por isso que na Dasa Empresas desenvolvemos soluções empresariais que auxiliam as organizações a melhorar a saúde de seus colaboradores”, destaca Rafael Motta, diretor- geral da Dasa Empresas.
Para dar suporte às empresas, a Dasa conta com o NOC (Núcleo de Operação e Controle), conceito inspirado nos centros de operações da aviação com a intenção de otimizar os processos de gestão hospitalar, garantindo maior eficiência; além de uma área de customer experience com mais de 100 colaboradores multidisciplinares para aprimorar e otimizar a navegabilidade do usuário nas unidades físicas e no Nav, plataforma de saúde digital da empresa.
Segundo dados de pesquisa da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) e da Aliança para a Saúde Populacional (Asap) realizada em 2020, com foco em gestão de saúde corporativa, 34% dos profissionais percebem que a saúde dos colaboradores é considerada apenas como um custo obrigatório e, em 59% das organizações, a sinistralidade está acima de 70%.
Os gastos com saúde entre 36% das empresas entrevistadas estão acima de 16% dos custos totais do RH. Sendo que, em 59% delas, a sinistralidade está acima de 70%. Para 46% dos respondentes, a empresa na qual trabalham não possui indicadores para acompanhar a gestão de saúde corporativa.
Apesar dos avanços em meio à pandemia com programas de saúde principalmente relacionados à saúde mental, os dados ressaltam a fragilidade da gestão de saúde no ambiente corporativo, com poucos processos e sem indicadores de resultados.