Uma parceria firmada entre o InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP) e a Samsung, tornará possível à equipe do hospital acompanhar sinais clínicos em pacientes que estão se preparando para a cirurgia cardíaca ou que acabam de passar por ela.
A tecnologia que será utilizada é a do Samsung Galaxy Watch4, um smartwatch de última geração, capaz de monitorar informações como saturação de oxigênio, detecção de batimentos cardíacos irregulares, monitoramento de pressão arterial, padrão de sono, eletrocardiograma e até mesmo composição corporal por meio de bioimpedância. As informações captadas pelo smartwatch serão armazenadas em uma plataforma de dados de alta segurança, desenvolvida pelas equipes médica, multiprofissional, de tecnologia e de inovação do Instituto do Coração.
Além de patrocinadora do projeto, a Samsung atua no módulo de coleta de dados dos smartwatches usados na pesquisa. Esse módulo é desenvolvido pela área de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung Brasil, localizado em Campinas, interior de São Paulo.
De acordo com Fabio Jatene, diretor da Divisão de Cirurgia Cardiovascular do InCor, a expectativa é de que o uso dessa tecnologia ajude na diminuição do tempo de internação, uma vez que o paciente poderá ser monitorado em casa, e também na rápida identificação de contratempos que possam comprometer a sua recuperação, depois da cirurgia, ou até mesmo a sua preparação para a operação.
“Estamos dando um passo inovador na medicina, que, esperamos, contribuirá expressivamente para a entrega de valor em saúde para o paciente, melhorando significativamente sua experiência no atendimento”, afirma o Jatene.
“A proposta desse projeto de pesquisa é permitir que, com a devida autorização prévia, os pacientes sejam assistidos por meio de dados coletados pelo Galaxy Watch4. Essa plataforma vai permitir que, mesmo fora do ambiente hospitalar, eles continuem sendo acompanhados durante seu tratamento, facilitando a identificação de possíveis quadros de risco e viabilizando ações médicas preventivas”, afirma Luis Guilherme Selber, gerente de Inovação da área de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung Brasil. (Foto: Samsung Newsroom Brasil)