O Grupo Coaph Saúde fechou uma parceria com o Banco do Nordeste (BNB) para a construção do novo Centro de Cuidados Paliativos do grupo. O Coaphcare atuará no internamento com espaço físico próprio para acompanhamento, tratamento e supervisão clínica a doentes em situação clínica complexa e de sofrimentos decorrentes de doença severa e/ou avançada, incurável e progressiva.
O município do Eusébio foi escolhido depois de um levantamento feito pelo Grupo Coaph, que constatou que o local é uma região em expansão, próxima a Fortaleza. Além disso, foi eleita a melhor cidade de pequeno porte para os idosos no Ceará, de acordo com o Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL), estudo feito pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas.
“O Grupo Coaph fez uma captação de recursos no BNB e isso vai viabilizar a construção do Coaphcare. Essa localização foi escolhida por unir dois fatores importantes: amplo espaço físico necessário para a instalação do equipamento e a tranquilidade de uma região mais afastada dos polos comerciais, buscando mais conforto para os pacientes. A Cooperativa prevê um investimento de R$ 19 milhões e a estrutura terá em torno de 9.000 m² de área total, sendo cerca de 4.000 m² de área construída”, destaca Justino Barros, diretor de Marketing do Grupo.
Geração de empregos e aquecimento da economia local
A Unidade vai gerar cerca de 150 oportunidades de trabalho diretas para cooperados técnicos, enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas e técnicos em geral, além de gerar uma média de 300 vagas indiretas, para colaboradores e fornecedores, o que beneficiará a economia do Eusébio e de municípios vizinhos. Terá um ambiente acolhedor e contará com equipe técnica especializada em cuidados paliativos modernos, capacitada para atender a individualidade de cada paciente. Tudo isso localizado em uma região nobre e central, com áreas de convivência e atividades, além de espaço arborizado. Os serviços da Unidade estarão disponíveis para atendimentos particulares e por convênios.
“O Grupo está investindo em algo sofisticado, será o quarto equipamento deste tipo no Brasil e o segundo no Nordeste. É algo extremamente inovador, porque a Unidade permite cuidar de pacientes de longo prazo ou terminais com mais dignidade. Será um espaço em que ele pode ficar em um apartamento, receber a família e criar um pet. O Hospice terá restaurante, spa e piscina e permitirá que o paciente receba cuidados médicos e a atenção de uma equipe de saúde, mas, ao mesmo tempo, se assemelha a um hotel. Ele poderá ter acesso a alguns serviços que no hospital ele não teria. A Unidade terá 110 leitos e está previsto para ser inaugurado no início de 2023”, conclui.