Organizações de saúde como hospitais, laboratórios ou clínicas trabalham diariamente com um grande volume de dados de pacientes, fornecedores ou parceiros. Uma das principais necessidades é conseguir se antecipar a eventuais falhas no fluxo de atendimento ao paciente como, por exemplo, autorização de procedimentos, entrega de resultados, entre outros. A queda de um link de Internet, por exemplo, pode resultar em milhares de consultas suspensas, exames não realizados, entre outros problemas que podem comprometer o tempo de atendimento, crucial e determinante para um segmento que lida com algo tão sensível como a vida.
Pensando nisso, a Pinpoint, empresa brasileira especialista em monitoração e gestão de redes, lança no mercado brasileiro uma solução exclusiva de monitoração inteligente para ambientes com grandes fluxos de informações, como os existentes em operações ligadas à área da saúde. Batizada de “TheEye”, a plataforma utiliza um algoritmo proprietário da Pinpoint, único no mercado a utilizar as mais recentes tecnologias como inteligência artificial e aprendizagem de máquina para cruzar dados do histórico de acontecimentos, analisar e, em questão de segundos, fornecer previsões sobre possíveis anomalias que podem afetar todo o atendimento.
A monitoração inteligente e preditiva em tempo real revela informações sobre o andamento da operação como, por exemplo, o número de entradas de atendimento, se estão ocorrendo normalmente e nos intervalos esperados. Isso serve como um poderoso indicador sobre os processos regulares, permitindo aos gestores e equipes reagir a possíveis situações antes que ocorra algum problema ou demora no atendimento.
"Toda organização tem, em seus diversos fluxos, comportamentos que podem ser descritos por meio de gráficos de curvas, histogramas de volumes e sua taxa de ocorrência. Utilizando inteligência baseada em estatística avançada e Machine Learning, o TheEye cria uma linha-base de comportamento. Isso permite detectar em tempo real não somente que há um problema, mas também sua origem”, explica Saulo Meneghini, CEO da Pinpoint.
As operações ligadas à área da saúde precisam de soluções que entreguem alta performance e resiliência. O TheEye oferece uma gama de funcionalidades que permite a gestão da entrega de serviços que envolvam a experiência do paciente. Um exemplo que podemos citar é o efeito de uma lentidão no sistema de autorização de um plano de saúde. Por não causar um impacto direto e na hora, a instabilidade pode ocasionar lentidão na fila de entradas do pronto socorro, consultas agendadas, realização de exames, entre outros procedimentos. Com essa monitoração inteligente e focada na experiência do usuário é possível que gestores também façam uma análise de capacidade, podendo justificar investimentos de upgrade ou downgrade nas tecnologias.
A plataforma é dinâmica e auto suficiente, podendo ser utilizada por qualquer área de negócio que tenha um fluxo de dados contínuo, como hospitais, clínicas ou laboratórios.
“Um dos principais desafios para os gestores é o de conseguir uma visão 360º da operação, o que, na hora de reagir a qualquer inconsistência, frequentemente, acontece com bastante atraso e gera uma série de perdas que vão muito além das financeiras. O TheEye vem para suprir uma necessidade de mercado como uma plataforma inovadora, versátil e ágil na detecção e comunicação de incidentes e problemas. Diferente de tudo que o mercado entrega hoje, pode ser uma ferramenta indispensável para as organizações de saúde monitorarem suas operações”, comenta Saulo.
Atuando no modelo de “Plataform as a Service”, o TheEye é de fácil implementação e pode ser aplicado para monitorar diversos tipos de operações. A plataforma envia um alerta aos responsáveis em casos de lentidão nos fluxos, instabilidade ou erros nos sistemas ligados ao negócio ou parceiros.
“Monitorar os fluxos de dados com tecnologia tornou-se mandatório para realizar a transformação digital da saúde e garantir uma melhor eficiência operacional das instituições. O TheEye é uma ferramenta de apoio essencial”, comenta Meneghini.
O TheEye permite criar interfaces otimizáveis de forma intuitiva e clara, unindo a visão de dados de diferentes áreas em uma única tela, facilitando a visualização de quem quer que precise.
“A interface foi idealizada para ser simples e objetiva. Ela possui um layout em grade, com linhas e colunas, que retrata todos os elementos que estão sendo monitorados. Um sistema com cores básicas - verde, amarelo e vermelho - sinaliza o que está normal, precisando de alguma atenção ou onde ocorreu algum problema que precisa de solução imediatamente. O TheEye utiliza uma tecnologia de ponta inspirada nos games, que atualiza via push todos os navegadores ao mesmo tempo”, explica Artur Araujo, CPO da Pinpoint.
Os eventos do ambiente aparecem em uma grid de notificações. Os índices de performance (KPI) aparecem destacados em widgets laterais, permitindo ao gestor acompanhar precisamente o desempenho de cada área. Outros modelos de interfaces disponíveis podem ser acessadas em um menu superior, permitindo que a plataforma converse com outras aplicações e colete informações de diferentes fontes de dados.
“Pensamos o TheEye para ser uma plataforma que une todas as áreas da organização em uma única visão do negócio, dispensando a contratação de múltiplas plataformas e softwares de monitoração”, comenta Artur.