Hubs criam laboratórios especializados
01/06/2022

O InovaHC, hub de inovação tecnológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, vai dar início à segunda fase de seu programa de saúde digital, que contempla 20 iniciativas. “Cada uma contará ao menos com uma startup que poderá ser inserida no ecossistema”, diz Marco Antonio Bego, diretor executivo do Instituto de Radiologia (InRad) e do InovaHC. 

Criado em 2019, em parceria com a Distrito, empresa de inovação aberta, o InovaHC tem hoje 18 startups trabalhando em projetos no HC nos quais já foram investidos mais de R$ 50 milhões. Dependendo da demanda, são criados laboratórios especializados, como é o caso do que foi montado recentemente para estudar o 5G. 

O projeto está sendo executado pela Embratel, em conjunto com a Claro, Ericsson, NuT e o InovaHC. Ele vai permitir a entrada do 5G na sala de cirurgia robótica do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp). De acordo com a diretora executiva da Embratel para área de governo, Maria Teresa Lima, a cirurgia robótica pode ser beneficiada com a integração do 5G e outras tecnologias que possibilitam baixíssima latência, alta confiabilidade e segurança, pois tornam os procedimentos mais seguros para médicos e pacientes, sem oscilações de rede. “Com as cirurgias robóticas implementadas por meio do 5G, especialistas poderão atender mais pacientes, uma vez que a barreira geográfica deixa de existir se equipamentos cirúrgicos e tecnologias estiverem disponíveis a todos”, explica ela. 

O Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre, que há mais de cinco anos se relaciona com startups, colocou em prática um conjunto de ações inovadoras, que teve como destaque a criação do Centro de Inovação Atrion, em 2021, com o objetivo de gerar e ampliar novas possibilidades na área da saúde. 

A gerente de estratégia, inovação e marketing do hospital, Melina Moraes Schuch, destaca que o processo de inovação da instituição está baseado em três pilares. O Atrion Inside incentiva iniciativas internas ao apoiar ideias que possam gerar negócios sustentáveis. O segundo, Atrion Connections, busca novidades e melhorias para atender às demandas atuais e futuras a partir de conexões com startups. “E por fim, o Atrion Labs faz a conexão com grandes empresas”, explica. Essas ações renderam um prêmio de uma das 50 empresas mais inovadoras do Sul. 

 
 

Fonte: Valor




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP