Como aponta o Chief Technology Officer da AmorSaúde, Olsen Rodrigo Mott Silva, as mudanças estão sendo implantadas tanto na parte de infraestrutura gerencial, na área de sistemas, quanto na oferta de diversas melhorias aos pacientes que terão mais facilidade e agilidade nos serviços. “Nosso objetivo é agregar benefícios tecnológicos para todos os níveis, desde os consultores que atendem às franquias, os franqueados, até os pacientes e toda a alta gestão. Nós estamos estruturando ferramentas e soluções tecnológicas no processamento de dados, sistemas e funcionalidades, em todos os níveis de acesso”, explica o CTO.
A primeira etapa, já realizada, foi a implantação de ferramentas de Business Intelligence (BI) que permitem o rápido acesso e análise de grandes conjuntos de dados, gerando relatórios disponíveis a todas as franquias. “Com o BI conseguimos fornecer o self-service de dados, no qual cada gestor pode acessar e aplicar o filtro que desejar, escolhendo a sua unidade, os dados que deseja saber e o período de análise. O sistema é muito intuitivo e já calcula tudo na hora”, detalha Olsen Rodrigo. O CTO também aponta que, com o crescimento da rede AmorSaúde que ultrapassou a marca de 1 milhão de atendimentos mensais, o Business Intelligence passa a ser ainda mais necessário, pois permite uma análise confiável dos dados e ações mais direcionadas: “Hoje, a tecnologia deve estar na base dos serviços de saúde. Com as decisões embasadas por dados, os gestores podem realizar ações mais assertivas e isso agrega mais qualidade para os pacientes.”
Tecnologia centrada no paciente
Além das ferramentas de Business Intelligence, outras iniciativas voltadas para o atendimento direto do paciente também estão sendo implantadas. Entre elas está a integração on-line de 100% do retorno de pedidos dos exames dos pacientes, tanto dos resultados dos laboratórios de análises clínicas quanto de exames de imagem. Outro projeto em andamento é o Portal do Paciente que vai oferecer uma série de novos serviços ao usuário, como agendamento – no qual o paciente poderá escolher a data, a clínica e a área médica, em uma experiência parecida com a que os portais de compra de passagem oferecem – receita digital de medicamentos prescritos, retirada de exames, entre outros. Todas as funcionalidades da web também serão desenvolvidas para um aplicativo de celular.
O atendimento remoto também vai passar por uma reformulação tecnológica, como explica Olsen Rodrigo: “Estamos desenvolvendo nossa experiência em telemedicina para que o paciente tenha um melhor atendimento de maneira geral, desde o agendamento até a pós-consulta. A ferramenta da telemedicina estará no Portal do Paciente e no aplicativo”. Por fim, o CTO ainda aponta um outro projeto que está sendo desenvolvido, a modalidade telepresencial ou consulta assistida, na qual o paciente vai até uma unidade, é atendido por um profissional de saúde e assistido por um médico remotamente. “É uma consulta por videoconferência, mas com uma maior interação, com a possibilidade de fazer alguns procedimentos que seriam inviáveis de fazer em casa”, explica.
Para o CEO da AmorSaúde, Ícaro Vilar, as soluções tecnológicas trarão melhorias para todas as unidades da rede. “Tanto as ferramentas de Business Intelligence como as tecnologias nos serviços oferecidos aos pacientes vão proporcionar avanços significativos para que todas as unidades possam operar em nível máximo de gerenciamento e oferecer os melhores serviços de saúde à população”, conclui.