A Fundação NTT DATA Brasil acaba de abrir inscrições para o Prêmio eAwards. Criado em 2015 como Empreenda Saúde, o prêmio chega à sua oitava edição com o objetivo original de incentivar e apoiar o desenvolvimento de startups com projetos tecnológicos e inovadores que ajudem no progresso do setor de saúde do país. As inscrições podem ser feitas até o dia 1º de julho. Os finalistas serão definidos no dia 11 de agosto e anunciados no dia 16 de agosto em webinar. O vencedor será anunciado no dia 15 de setembro em cerimônia de premiação.
O eAwards Brasil 2022 é uma parceria da Fundação NTT DATA Brasil com: Cubo e InovaHC. Outros parceiros igualmente importantes ainda deverão unir-se ao prêmio, que tem como apoiadores Neurônio, Linka e CheckList.
O prêmio é aberto para empresas brasileiras registradas legalmente ou cujo projeto tenha sido desenvolvido no Brasil e que não tenham superado o equivalente em reais, a um milhão de euros de financiamentos acumulados nos últimos 3 anos, ou faturado valor superior, equivalente em reais, de quinhentos mil euros no último exercício.
“O eAwards tem o compromisso de fomentar a transformação socioeconômica do Brasil e, por isso, promove inovação tecnológica com alto impacto social e que melhore a vida das pessoas e da sociedade”, diz Ricardo Neves, presidente da Fundação NTT DATA Brasil. “Buscamos projetos com alto potencial para melhorar as práticas, processos, tecnologias e métodos de gestão na área de saúde. Eles devem ser escaláveis, sustentáveis e inovadores.”
Premiação
O vencedor do eAwards Brasil ganhará R? 50.000,00 (cinquenta mil reais) e mentoria de 3 meses oferecida pela NTT DATA Brasil para apoiar a equipe a tirar seu projeto do papel ou fomentar o desenvolvimento de seu negócio. Além disso, irá participar da NTT DATA Talent Week, em 18, 19 e 20 de outubro em Madri, e participará da competição eAwards Global, com os vencedores do eAwards da competição realizada em diversos países da Fundação NTT DATA.
Em 2022, o eAwards Global busca por projetos tecnológicos em 15 países da Europa e da América Latina. O vencedor ganhará 60.000 euros e um programa de aceleração exclusivo.
“O eAwards oferece uma grande chance de startups brasileiras entrarem em contato com um grande ecossistema de inovação no setor de saúde”, diz Katia Galvane, diretora da Fundação NTT DATA e responsável pelo programa do eAwards no Brasil. “Além do júri, formado por pessoas renomadas de diversas áreas, os empreendedores terão contato com os profissionais especialistas em tecnologia e negócios do setor de saúde da NTT DATA.”
Categorias
Poderão ser inscritos no eAwards 2022 projetos em duas categorias:
Telehealth: Startups que promovam ampliação da assistência em saúde por meio do uso de ferramentas de tecnologia interativas nos serviços públicos e privados. Poderão concorrer experiências de teleconsultas, telemonitoramento, teleorientação, tele-educação, telematriciamento e Segunda Opinião Formativa (SOF), com base nas definições do Guia Metodológico para Programas e Serviços em Telessaúde do Ministério da Saúde (2019).
Eficiência operacional aplicada à gestão de saúde: Startups com foco na maior eficiência e efetividade na gestão administrativas e assistenciais de serviços públicos ou privados, que promovam inovação através da incorporação de novas ferramentas e tecnologias, que confiram maior produtividade, eficiência, e qualidade, nos âmbitos hospitalares, seguradoras/operadoras de saúde, laboratórios e outros elos da cadeia de saúde.
Os produtos/serviços apresentados nos projetos devem estar no mínimo na fase de prototipagem, e próximo da ou já em fase de comercialização. Devem ser projetos de alto impacto, que têm um componente marcadamente inovador e que, devido à tecnologia, podem gerar uma transformação positiva e duradora na sociedade e/ou no meio ambiente. Não serão aceitos projetos de biotecnologia ou de investigação científica.
O eAwards, antigo Empreenda Saúde, se tornou referência de inovação e empreendedorismo no mercado nacional. Entre as startups que se destacaram em edições anteriores estão: Anestech, que promove a transformação digital por meio da anestesiologia; Epistemic, com solução para detecção antecipada de surtos epiléticos; Fófuuu, software para tratamentos de fonoaudiologia; Phelcom, retinógrafo portátil; Nuclearis, sistema baseado em medicina nuclear; a Neurobots, quecriou um exoesqueleto controlado pelo cérebro, que ajuda na recuperação de pacientes que sofreram acidentes vasculares cerebrais (AVCs), e a Cor.Sync, solução para diagnóstico rápido e preciso de infarto, idealizada para ser usada no atendimento de emergência hospitalar. Estas startups ganharam outros prêmios e conseguiram aportes de importantes players do mercado.