A Eurofarma anuncia a 5ª edição do programa de inovação aberta Synapsis, desenvolvido para conectar as áreas de negócio da Eurofarma a startups de diversos segmentos. Em 2022, a iniciativa, que foi um sucesso em suas quatro primeiras edições, ganhou uma novidade. Agora, startups de toda a América Latina podem participar, por meio de desafios também definidos entre os 20 países da região onde a empresa tem atuação. As inscrições estão abertas até 19/6 e podem ser feitas em eurofarmasynapsis.com.br .
O formato mais abrangente, novamente em parceria com a Innoscience, envolveu a participação dos líderes de cada operação. Os times elencaram desafios existentes em suas áreas, relacionados a logística, finanças, comercial, marketing, vendas, entre outros. Além de ampliar as oportunidades, a estratégia desta edição busca fomentar a inovação local, além de também oferecer a oportunidade de as startups testarem suas soluções e tecnologias por meio de um projeto-piloto remunerado.
“Desde a primeira edição, o Synapsis tem atraído centenas de empreendedores e jovens empresas engajadas em inovação. Agora, no quinto ano, queremos que a inovação permeie todas as nossas operações e que possamos falar sobre o tema em todas as áreas da companhia. O programa, que já proporcionava aceleração, abre um novo horizonte para as startups em outros países”, afirma Helton Carvalho, diretor de Empreendedorismo e Digital da Eurofarma.
“O Synapsis sempre representou uma oportunidade clara para alavancar empreendedores e negócios inovadores no Brasil. Nessa nova edição, essa oportunidade cresce tanto em termos de abrangência de desafios quanto em mercados para aplicação de novas soluções, abrindo caminho para a internacionalização das empresas mais inovadoras do Brasil”, comenta Marco Perocco, Sócio da Innoscience.
Resultados e desafios
O Synapsis, programa do setor farmacêutico para aceleração de startups, teve mais 1 mil empresas inscritas, 300 analisadas e mais de 50 aceleradas, das quais 39 já realizaram projetos-piloto e mais de 50% assinaram contrato com a companhia.
Assim como já feito em 2021, a edição deste ano traz desafios de inúmeras áreas da Eurofarma, que buscam diferentes perfis de maturidade de startups, com soluções (serviços ou produtos) para atender 16 desafios. Confira abaixo cada um deles e o país da operação da Eurofarma onde deverá ser implementada a solução.
Mesmo que a startup seja originária de um determinado país, ela poderá apresentar uma solução a ser implementada em outra região, desde que cumpra os requisitos estabelecidos no regulamento.