O Grupo DPSP, união das Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo, está expandindo projetos de “saúde móvel” criados no primeiro ano da pandemia de covid-19 para levar à população prevenção contra doenças e até tratamento em diferentes pontos do país. O carro-chefe é o Hemocentro Itinerante, que inicia em maio uma nova etapa focada no centro-oeste e no sudeste, após bater recordes de coleta em diferentes cidades do interior e capital paulista.
Realizado em parceria com a startup social SAS Brasil, o projeto conta com um espaço móvel totalmente equipado para a coleta de sangue. A primeira edição aconteceu no ano passado e beneficiou mais de cinco mil pacientes e, nos primeiros meses desse ano, a carreta já arrecadou 624 litros de sangue — 40% dos doadores fizeram o gesto solidário pela primeira vez.
A companhia reforçou, nos últimos dois anos, seus investimentos em parcerias para oferecer serviços voltados ao cuidado com a saúde física e mental, como aulas gratuitas ao ar livre patrocinadas pelas drogarias em parceria com a plataforma de bem-estar Mude. O projeto atualmente está ativo na cidade do Rio de Janeiro, em bairros como Leblon, Barra da Tijuca, Recreio e Flamengo.
Andrea Sylos, diretora Comercial e de Marketing do Grupo DPSP, afirma que esses projetos, além de beneficiarem a rede de saúde como um todo, transformam a maneira interagir e fortalecer laços entre a empresa e a população. “Colocar o cliente no foco da nossa atenção também passa por reinventar a forma como fazemos marketing. Os consumidores hoje se conectam com empresas que verdadeiramente causem um impacto em suas vidas”, afirma.
Essa percepção está alinhada com o cenário apontado pela pesquisa 2022 Global Marketing Trends, da Deloitte. O estudo revela os caminhos que direcionarão os profissionais da área de marketing neste ano, a partir da análise feita com mais de mil executivos e 11.500 consumidores de todo o mundo para identificar as principais tendências que prometem manter uma marca relevante para os seus consumidores. Entre elas, está o “Marketing autêntico e inclusivo”. Nela, 76% dos participantes responderam que são mais propensos a comprar de marcas que se comprometem a abordar questões sociais e desigualdades.
Embora seja um tema em alta atualmente, esse não é um assunto novo para o grupo. Promover e apoiar causas sociais faz parte do DNA da companhia, que busca cada vez mais criar iniciativas para melhorar a vida das pessoas, independentemente de serem clientes. Um exemplo disso é a Campanha do Agasalho, realizada há 14 anos pela companhia. No período, já foram arrecadados mais de 117 mil sacos de 100 litros em doações.
A executiva do Grupo DPSP conversou com a Bússola sobre as iniciativas implementadas pela empresa durante a pandemia, além de comentar as estratégias sociais previamente consolidadas: