O Brasil tem hoje 8,4% da população brasileira acima de 2 anos com algum tipo de deficiência, ou seja, cerca de 17,3 milhões de pessoas, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Totalmente em linha com a jornada ESG do Aché, em que a diversidade, equidade e a inclusão fazem parte do pilar Social, a entrada do QR Code nas embalagens dos medicamentos, facilita a consulta às informações das bulas para todos os brasileiros, em especial àqueles com algum tipo de deficiência auditiva, visual, baixa visão ou mesmo dificuldade de leitura.
O acesso é rápido, usando apenas a câmera do celular ou entrando pelo seu browser no site do Aché. “O Aché sempre esteve na vanguarda com suas iniciativas para promover o acesso dos brasileiros a informações. Mais uma vez, somos pioneiros, ao adotar as bulas digitais de maneira ampla, de múltiplas formas, atendendo às necessidades de toda a população”, explica Gabriela Mallmann, diretora das áreas de qualidade e assuntos regulatórios do Aché.
Nos próximos meses, as embalagens com os QR Codes começam a chegar ao mercado, de acordo com o reabastecimento dos produtos nas farmácias e distribuidoras de medicamentos do País. Com o uso do celular, é possível escanear o código para acessar o site com a bula digital daquele produto, que estará disponível em Libras (língua brasileira de sinais), áudio ou texto. No próprio site, é possível aumentar o tamanho da letra para facilitar a visualização. O site com as bulas digitais do Aché também está disponível diretamente, sem a necessidade do QR Code, no site do Aché.