Atualmente, oferecer uma boa experiência ao paciente deixou de ser um diferencial e passou a ser um requisito básico para hospitais e centros médicos do mercado de saúde brasileiro. Existem algumas formas de oferecer uma excelente experiência ao paciente, uma delas é usar a tecnologia aliada ao aprimoramento do relacionamento entre instituições de saúde e seus respectivos clientes.
Um desses exemplos é o software de relacionamento TuoTempo, uma solução voltada exclusivamente para a área da saúde, que integra ferramentas online com comunicações interativas a fim de digitalizar processos. Essa plataforma contribui para a fidelização dos pacientes por meio de ferramentas integradas aos principais sistemas de gestão e estrategicamente divididas em três principais módulos: Comunicação Interativa, Análise Comportamental e Portal do Paciente. O software ajuda a planejar a agenda das instituições de saúde, com o envio de lembretes aos pacientes para confirmarem as consultas, além de poder solicitar o pagamento antecipado, para evitar filas presenciais. Os pacientes também conseguem ter benefícios como: agendamento online, telemedicina, check-in virtual, além do envio dos resultados de exames de forma online.
Desenvolvido na Itália, o CRM TuoTempo já foi adotado por renomadas instituições de saúde no México, Chile, na Espanha e Turquia, além de outros 20 países, e continua com expansão internacional. No Brasil, o software foi apresentado pelo Grupo Docplanner, também detentor da plataforma Doctoralia, e chegou para atender as necessidades de grandes instituições de saúde, como hospitais, redes de clínicas e centros de medicina diagnóstica.
“As pessoas buscam facilidades em diferentes contextos e, na saúde, não é diferente. Hoje, em meio a uma rotina agitada e repleta de soluções, os pacientes procuram por serviços de saúde mais humanizados e resolutivos. O Grupo Docplanner tem, portanto, implementado ferramentas que viabilizam a aproximação dos pacientes com os especialistas, com uma comunicação mais interativa que otimiza o cuidado em saúde”, comenta Cadu Lopes, CEO da Doctoralia e TuoTempo no Brasil, referências em saúde no mundo.
“Foi um grande desafio trazer essa tecnologia para o Brasil e construir a marca do zero, mas com um modelo de negócios inovador e flexível conseguimos nesses dois anos resultados surpreendentes, com clientes satisfeitos e realmente cumprindo o propósito de digitalizar a jornada do paciente”, declara Alessandro Tramarin, Head de Vendas do TuoTempo no Brasil.
Um grande exemplo de sucesso do CRM é a rede de clínicas Médicos de Olhos S.A que, após começar a utilizar o TuoTempo, reduziu em 75% o número de faltas em consultas no primeiro ano de uso da plataforma, graças a uma das funcionalidades: os lembretes de agendamento. Além disso, 60% dos agendamentos online foram realizados pelo aplicativo da instituição e a base de clientes aumentou em 4%, também no primeiro ano.
“Um dos principais desafios que a Médicos de Olhos S.A enfrentou foi o de encontrar um parceiro que pudesse estreitar seu relacionamento com os pacientes. Além disso, havia a necessidade de reduzir a taxa de no-show entre os pacientes que haviam agendado uma consulta, o que diminuía a produtividade da equipe de call center e prejudicava a rentabilidade do negócio”, comenta Edson Barreto - Diretor de Operações Corporativo na Médicos de Olhos S.A.
“Sem dúvidas, o mundo está cada vez mais digital e isso amplia conexões entre pessoas e serviços. Por este motivo, TuoTempo busca conectar, validar e otimizar serviços digitais, fazendo-os funcionar de forma única, efetiva e transparente para os especialistas da área da saúde, assim como para os nossos usuários. Isso porque a digitalização da saúde veio para ficar e é preciso se reinventar constantemente, no intuito de garantir o melhor serviço e experiência ao paciente”, finaliza Alessandro Tramarin, Head de Vendas de TuoTempo.