A pandemia trouxe diversos desafios para o setor da saúde e mudou completamente a forma de atuação. Clínicas, laboratórios e hospitais foram afetados pela rápida disseminação da doença, pela necessidade de distanciamento social, e a medicina diagnóstica precisou se adaptar à nova realidade para atuar de forma segura e com qualidade operacional.
Para atender as demandas das instituições de saúde, healthcares desenvolveram softwares inovadores voltados para gestão de laboratórios, centros de medicina diagnóstica, central de imagens de radiologia, que oferecem automatização de processos permitindo uma atuação mais eficiente e segura.
Nesse cenário, a necessidade do isolamento social reduziu o número de pacientes nos laboratórios para realização de exames eletivos, aumentou a demanda por exames de suspeitas de Covid-19, e o uso de tecnologia foi essencial para auxiliar laboratórios e centros de diagnóstico a se adaptarem ao novo momento.
Em levantamento da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), quase 1/5 dos exames realizados têm seus resultados acessados por meio da internet, cerca de 17,5%, de acordo com o Painel Abramed 2019 – O DNA do Diagnóstico, elaborado pelo órgão. Ferramentas como cadastros e agendamento de exames por plataformas digitais, a coleta de dados para avaliação, tomada de decisões remotas, diagnósticos a distância, e o acesso aos resultados pela internet só foram possíveis graças às inovações tecnológicas.
Para Christiano Berti, diretor da Unidade de Negócios de Medicina Diagnóstica da MV, o segmento se tornou ainda mais relevante na saúde. “Essas transformações trouxeram para a gestão dos centros de medicina diagnóstica a importância de investir em soluções tecnológicas, que oferecem infraestruturas que antes eram encontradas exclusivamente remotas nos hospitais”, destaca.
O novo momento também deixou mais evidente o trabalho essencial que é desenvolvido por técnicos, tecnólogos, auxiliares em radiologia aliado com a tecnologia. De acordo com a pesquisa realizada pela Catho, empresa especializada em recrutamento profissional, o aumento da procura de profissionais de radiologia chegou a 732%, no primeiro semestre de 2020, comparado ao mesmo período do ano anterior.
Certamente muitas outras mudanças estão previstas para medicina diagnóstica e o impulso tecnológico é o pilar principal dessa transformação, por meio de processos integrados e automatizados, que visam otimizar a rotina dos profissionais de saúde e melhorar a experiência do paciente.
Nas principais tendências voltadas a esse segmento estão diversas soluções que apoiam a tomada de decisão com auxílio da tecnologia; a possibilidade de acessar laudos médicos de dispositivos em qualquer lugar; mais agilidade dos resultados; e o acompanhamento em tempo de todas as etapas de exames patológicos, laboratoriais e radiológicos.
Pensando nisso, a MV, empresa líder em desenvolvimento de softwares para a saúde na América Latina irá apresentar as últimas novidades do mercado para hospitais e clínicas de imagens, na 52ª Jornada Paulista de Radiologia – JPR.
Entre os destaques do evento está o VIVACE MV, ferramenta da companhia para o campo da medicina diagnóstica.
O software do VIVACE contempla módulos como o RIS, ferramenta de gestão de imagens que proporciona mais agilidade nos fluxos; e o PACS, solução para gerenciar o armazenamento e compartilhamento de exames de imagens; além da Anatomia Patológica Web com Visualizador de Lâminas, com soluções integradas que permitem o controle de todas as etapas do processo laboratorial, desde o recebimento do material até a entrega do resultado.
Outras novidades que estarão no evento é o Portal de Exames, que permite acesso aos resultados de qualquer lugar com recursos de segurança aprimorada; os Módulos RADS no cockpit, para controle e diagnóstico oncológico; a Revisão Anônima de Laudo, que realiza o diagnóstico por imagem com um processo informatizado de revisão dos resultados como uma prática de melhoria da qualidade; e o Laudos Remoto, ferramenta para proporcionar aos médicos radiologistas uma nova experiência no processo de gestão de laudos através de uma ferramenta mais rápida.
Os interessados em conhecer as últimas tendências do setor poderão conferir na 52º Jornada Paulista de Radiologia, que acontecerá no Transamérica Expo Center, em São Paulo, entre os dias 28 de abril e 1º de maio, e as inscrições podem ser realizadas pelo site https://www.jpr2022.org.br. Para conhecer mais sobre o VIVACE MV, acesse: https://mv.com.br/solucao/vivace-mv