A Vaccinar, de nutrição animal, contratou o médico veterinário Cidinei Miotto para liderar uma nova diretoria, responsável pela expansão da empresa na linha de aditivos e produtos para aves na Região Sul. Os reforços no time comercial e os investimentos que prevê para 2022, de R$ 40 milhões, fazem parte da estratégia da companhia de faturar R$ 1 bilhão neste ano.
Com mais de 25 anos de experiência no segmento - os últimos 11 anos em posições de liderança na Cargill -, Miotto trabalhou bastante tempo no Sul do país. Para este ano, a meta do executivo, que se reportará a Nelson Lopes, CEO e fundador da empresa, é dobrar a receita da linha de avicultura da Vaccinar na região.
Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina respondem por 30% a 40% do faturamento da companhia na avicultura, atividade que, por sua vez, representa de 8% a 10% da receita total da empresa. O Sul concentra o maior plantel de frangos do país, o que faz da aposta na região uma escolha lógica, diz Miotto.
No caso dos aditivos, a companhia quer aproveitar um movimento global de busca por produtos que permitem reduzir o uso de antibióticos sem diminuir a performance ou comprometer o bem-estar dos animais. “Os produtores buscam atender a necessidade do consumidor, e a cadeia inteira tentará inovar para ter produtos mais naturais e com custo acessível”, diz.
Aditivos em crescimento
No momento, a participação dos aditivos no faturamento é pouco expressiva, mas o ritmo de crescimento anima a diretoria. A receita com esses produtos dobrou em 2021 e deve crescer cerca de 50% neste ano. “A tendência é produzirmos alguns produtos e nos aliarmos a empresas que já trabalham no segmento”, conta.
Miotto comandará também a expansão dos produtos de aves e aditivos na América Latina. Nos últimos anos, a Vaccinar exportou pouco e teve México e Paraguai como principais destinos. A empresa ainda está avaliando os mercados, mas vê potencial na Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia e Uruguai.
Fundada em Belo Horizonte em 1980, a Vaccinar tem fábricas em Minas Gerais, Paraná, Piauí e Tocantins, além de uma planta em construção em Goiás. A companhia oferece produtos nutricionais para aves, bovinos, suínos, peixes e animais de companhia.