Da mesma forma que ocorre em outros setores da economia, a colaboração entre players da saúde é fundamental para o desenvolvimento de soluções inovadoras e eficazes para o setor. Por meio do diálogo constante, é possível identificar lacunas e propor soluções que atendam às necessidades dos beneficiários. Além disso, a cooperação entre os players permite compartilhar experiências e melhorar os serviços prestados à população.
É o que vem acontecendo entre a Operadora de Saúde Unimed Rio Preto, em São José do Rio Preto e a Healthtech hCentrix. Iniciada em 2018, a parceria vem permitindo o desenvolvimento de soluções tecnológicas para a otimização de recursos, redução de sinistralidade através da gestão do risco assistencial e melhoria na jornada do paciente.
De acordo com o Diretor Executivo de Saúde, Fúlvio Garcia, a operadora teve oportunidade de atuar em conjunto com a hCentrix em sua primeira solução, o Assist SDA, que automatiza o processo de análise de autorização prévia. “Desde o primeiro momento a solução estava alinhada às nossas estratégias, pois a possibilidade de identificar e aprovar autorizações baseadas no histórico do paciente e na inteligência agregada pela solução se mostrou uma ferramenta de muito valor para a nossa estratégia de criação e implementação das linhas de cuidado”, disse. Para Garcia, a possibilidade de já identificar os pacientes de interesse e já poder encaminhá-lo para as linhas de cuidado é muito oportuna para os propósitos da operadora que hoje já atende, atualmente, mais de 300 mil vidas.
O Diretor Executivo de Saúde, contudo, ressalta que a implementação só foi um sucesso graças ao alinhamento entre as duas empresas. A abertura da hCentrix para ouvir a real demanda de mercado e desenvolver o produto de acordo com os gaps apresentados foi essencial para que as soluções fossem aprimoradas e implementadas com sucesso.
Garcia assinala que os feedbacks constantes entre as equipes das duas empresas beneficiaram não apenas ambas, mas também o mercado que pode receber uma ferramenta mais eficaz para ajudar na redução de custos e sinistralidade por meio da jornada do paciente. “Hoje o foco de toda a operadora de saúde é a sinistralidade, que é a conta de tudo que você recebe menos e tudo que você gasta com a assistência. As soluções de automação da hCentrix nos ajudam na redução de custos assistenciais e otimização dos recursos, uma vez que para fazer gestão de saúde a gente precisa cada vez mais conhecer o risco da nossa carteira”, afirma.
Atualmente a Unimed Rio Preto faz uso das soluções de Inteligência Artificial real time da hCentrix, para estratificação da carteira, gestão do risco assistencial e gestão de saúde populacional. E, segundo Garcia, a parceria não vai parar por aí. “Já estamos acompanhando o desenvolvimento de novas soluções para que possamos continuar nossa parceria com foco na melhoria dos nossos processos e dos nossos serviços”, completa.
Por que a cooperação entre players como o Case Unimed Rio Preto e hCentrix é essencial?
De acordo com Garcia, o maior benefício da parceria entre a hCentrix e a Unimed Rio Preto é a possibilidade da operadora ter uma visão de toda a sua população e do seu perfil epidemiológico. “Fizemos um desenvolvimento conjunto onde a hCentrix entrou com o know how, tecnologia e experiência de mais de 20 anos, e a Unimed com a demanda real do mercado e as orientações sobre o que estávamos precisando para conhecer e estratificar a nossa carteira”. “Nesse sentido a parceria agregou valor para ambos, pois a hCentrix permanece atenta a nossas novas necessidades e disposta a trabalhar nas demandas geradas. E em contrapartida, temos abertura para contribuir para a evolução das ferramentas e aprimorar a solução à nossa realidade e demandas; tanto que, hoje a ferramenta da hCentrix envia a base de dados ao nosso sistema de BI e por meio de uma integração dos dados exclusiva”, completou.
Parceria mais recente já possibilita redução de 30% do custo assistencial em linha de cuidado
Segundo o Diretor Executivo de Saúde, desde a implementação da nova solução da hCentrix para estratificação da carteira de clientes já houve redução de 30% do custo assistencial em um grupo de risco analisado, a linha de cuidado do idoso frágil. “Nossos números já demonstraram redução de 30% do custo assistencial nessa linha específica, mas não é apenas isso que nos mostra que estamos no caminho certo: na gestão de saúde populacional, reduzimos as indicações de cirurgias; isso no fim das contas impacta na gestão de recursos, reduz os custos com sinistralidade, mas, principalmente, na impacta fortemente na vida dos pacientes”, ressalta.
Promoção da saúde e um novo olhar sobre o mercado
Ainda de acordo com Garcia, ao mesmo tempo em que a operadora foca na gestão de custos assistenciais, controle da sinistralidade e otimização de recursos, é essencial buscar o desenvolvimento de ações para promover saúde e prevenir doenças.” Identificar clientes potenciais que já estão gastando muito ou que podem vir a demandar ainda mais recursos é essencial não apenas para a sustentabilidade da operadora como também para o planejamento do futuro. Nessa linha, agora temos a possibilidade de receber esse paciente para prevenir problemas e promover a saúde ou cuidar mais de perto daquele paciente que já desenvolveu a doença”, completa.