Mapfre amplia negócios e entra no segmento de saúde
Novo produto está na fase piloto e deve estrear a partir de março na região Sudeste. O plano é ofertar para todo o País em 2016
10/09/2014

Presente nos mercados de seguro, consórcio, capitalização e previdência, a espanhola Mapfre, agora, anuncia entrada no setor de saúde por meio de planos coletivos empresariais, estratégia que já havia sendo estudada há anos. O serviço será ofertado primeiramente na Grande São Paulo e, a partir de março de 2015, vai ser estendido para o Rio de Janeiro e Minas Gerais – com pretensão de abranger todo o País até 2016. 

A operação, que já foi aprovada pela ANS, será conduzida pela Mapfre Serviços Financeiros, empresa 100% Mapfre, sem ter vínculo com o Banco do Brasil, instituição que a empresa possui aliança para o ramo de seguro de veículos no País. De acordo com o diretor geral de previdência e saúde da Mapfre Serviços Financeiros, Eduardo Soares de Freitas, a empresa tem um capital autorizado e em uso de R$ 20 milhões. 

O objetivo é fechar em torno de 40 mil vidas até o final de 2015. A companhia informou que o produto já possui rede credenciada de hospitais e laboratórios que contempla todos os níveis de planos. O foco da Mapfre são empresas com mais de dois mil funcionários. 

“Trabalharemos em um mercado focado e portanto esperamos estar entre as 50 maiores operadoras do Brasil, em termos de beneficiários”, afirmou o diretor da Mapfre Saúde, Claudio Tafla, ao 
Saúde Business 365. 

Em reportagem publicada pelo jornal Brasil Econômico, Freitas ressaltou que não há intenção de compra de empresas neste segmento e que a companhia optou por começar do zero, para manter o foco de trabalhar junto com os clientes para o gerenciamento dos custos das empresas com saúde. 
 
Políticas de promoção e prevenção, controle de sinistralidade, entre outros programas junto aos clientes serão os diferenciais do serviço, segundo Tafla. “O mercado está ávido por estas entregas e não apenas promessas de realização”, disse. 
 
Para todos os 47 países em que a Mapfre está presente são realizadas ações com foco em Saúde, adaptadas às regiões e respectivas legislações. Agora, estima-se grande potencial para o Brasil – país considerado o segundo negócio da organização no mundo, sendo a Espanha o primeiro. 

Em 2013, o grupo segurador e Mapfre cresceu 24,2% em relação a 2012, tendo apurado R$ 11,3 bilhões. O mercado de seguros, nas áreas em que atua, avançou 18,2% até novembro de 2013 (dados SUSEP) e o lucro líquido atingiu R$ 1,4 bilhão, 58,5% a mais que no ano anterior.

Houve também redução nos índices de sinistralidade, ficando em 46,9% (51,1% em 2012); de comissionamento, que foi de 23,0% (25,1% em 2012); e nas despesas administrativas, que representaram 9,3% sobre os prêmios ganhos no ano (9,8% em 2012).  Juntos, esses indicadores, incluindo tributos, resseguros e outras receitas e despesas, formam o índice combinado, um dos principais medidores de eficiência operacional, que ficou em 89,7% em 2013, uma redução 2,7 pontos percentuais com relação ao de 2012. 

De acordo relatório de administração do Grupo, o índice foi beneficiado por uma “política eficiente de subscrição de riscos e por um constante aprimoramento no processo de gestão de sinistros”. O grupo tem crescido desde a sua constituição em 2011. 
 

 




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