Nos últimos cinco anos, o número de empresas de tecnologia em saúde no Brasil explodiu com um aumento de mais de 140%, segundo o último relatório do Distrito sobre Healthtec. No Brasil, os investimentos somaram 90 milhões de dólares em negócios inovadores de saúde somente no primeiro trimestre do ano passado, cifra que corresponde a 85% do total investido em todo o ano de 2020. Para 2022, a expectativa é que o setor acumule mais de 200 milhões de dólares investidos.
Com todo este impacto, durante os últimos dois anos foram realizados diversos IPOs (abertura de capital na Bolsa de Valores) de empresas de saúde, o que também reforça o futuro muito promissor que se desenha para estas empresas.
De acordo com levantamento da BenCorp, o segmento de saúde digital movimentou, somente em 2021, U$ 344 milhões, um crescimento de 329% em relação ao ano anterior. Mas, mesmo que muitas companhias do setor tenham avançado bastante nessa jornada da transformação digital, ainda existe um longo caminho de inovação pela frente.
Já é – e será cada vez mais visível – a evolução dos sistemas de ERP e Inteligência Artificial, por exemplo, que ampliam as funções e soluções inteligentes para o dia a dia dos médicos e pacientes. Um dos pontos de evolução está nos agendamentos de consultas. Hoje, 95% do agendamento de consultas e exames ainda é feito por telefone ou de forma presencial. Com a pandemia, a maioria das pessoas está evitando sair de casa, trabalhando excessivamente e, na hora de agendar um exame, é importante que tenham acesso ao recurso online. O trivial ainda é feito de forma manual e, por isso, é preciso que a experiência seja melhorada sempre, diminuindo o atrito em processos já existentes e, consequentemente, levando muito mais acesso à saúde para todos os pacientes.
Hoje, procuramos um médico quando estamos doentes. Deveria ser diferente. O paciente não precisa ter, necessariamente, um sintoma para que precise procurar um médico. O ideal é que ele tenha acesso ágil e rápido a especialistas e que seja acompanhado de perto por um time especializado e comprometido constantemente e não apenas no momento da dor. A grande missão na área da saúde hoje é criar essa consciência de uma jornada contínua e facilitar os processos, de forma que seja cada vez mais próxima a relação entre médicos e pacientes.
As pessoas estão vivendo mais e precisam se cuidar para aproveitar a longevidade com saúde e disposição. É cada vez mais alto o percentual dos rendimentos das pessoas destinado a gastos com saúde. Levar informação e mudar, de certa forma, este cenário exige que o setor atue de forma estruturada. Neste caminho, vejo a healthtechs como parte fundamental. É preciso investir continuamente em tecnologia, dados e IA para agregar ao mercado e, na ponta final, impactar positivamente os pacientes e a sociedade. E estamos juntos nessa missão de atuar mais de forma preditiva e menos nas urgências e na dor.
*Iomani Engelmann é sócio-fundador e Diretor de Marketing e Novos Negócios da Pixeon.