O Panorama das Clínicas e Hospitais 2022, pesquisa realizada pela Doctoralia em parceria com TuoTempo, demonstra que, mesmo com a digitalização no setor de saúde, o telefone continua sendo o principal canal para agendamento de consultas médicas.
Cerca de 70% das clínicas e hospitais recebem mais de 20 ligações por dia de pacientes, sendo que uma a cada três ligações não são atendidas, é o que revela outra pesquisa realizada pela Doctoralia. Embora o sistema de telefonia apresente falhas, há serviços em implementação para otimizar a gestão das chamadas e aumentar as oportunidades de consulta.
“Soluções tecnológicas podem gerenciar as chamadas para melhorar a experiência dos pacientes, que passam a ter mais autonomia e praticidade na jornada do cuidado”, pontua Cadu Lopes, CEO da Doctoralia. “Clínicas e hospitais também são beneficiados porque a fidelização dos clientes acaba impactando positivamente na receita”, complementa.
Outra questão mostrada pelo Panorama das Clínicas e Hospitais 2022 foi que, apesar do telefone ser o principal canal de agendamento utilizado pela maior parte dos entrevistados (91%), o mesmo não acontece quando o assunto é a confirmação de presença. Para certificar que o paciente comparecerá ao atendimento, 74% dos participantes desta pesquisa afirmaram utilizar o WhatsApp, enquanto o telefone aparece na segunda posição, com 66% das respostas.
Com o objetivo de atender as necessidades específicas das instituições de saúde, nasceu o Doctoralia Phone, um sistema de gerenciamento de chamadas que utiliza a tecnologia VoiP (Voice over Internet Protocol, ou, em português, voz sobre IP) aliada a uma consultoria ativa e um sistema completo para otimizar a recepção.
Uma das funcionalidades da ferramenta é garantir que todas as ligações para as clínicas sejam atendidas ou retornadas. As chamadas recebidas e que necessitam retorno são organizadas em uma plataforma simples e ágil.
A Cardio & Saúde, localizada em Curitiba-PR, foi uma das clínicas que utilizou o software e teve, em sete meses:
O Doctoralia Phone foi criado especialmente para atender as necessidades das instituições de saúde e busca, principalmente, facilitar a rotina de agendamentos das clínicas. “Com o auxílio de dados, relatórios, sistemas auxiliares e diferentes indicadores, a ferramenta auxilia no dia a dia das clínicas e multiplica a eficiência da recepção, a partir da mensuração detalhada do desempenho das equipes e acesso facilitado a dados”, explica Cadu Lopes.