A Alinea Health, empresa de tecnologia especializada em soluções para a saúde corporativa, iniciou 2022 recebendo um aporte de R$ 20 milhões, liderado pelo Founders Fund, além do fundo General Catalyst, que possuem em seu portfólio grandes empresas como Facebook, SpaceX e Airbnb. Essa é a primeira vez que o Founders Fund lidera um investimento em saúde no Brasil. Fundada em 2021, a startup nasceu com o objetivo de reduzir custos de saúde das empresas e elevar a qualidade da assistência médica recebida pelos beneficiários.
A rodada contou também com outros investidores, entre eles a Norte Ventures, Latitud Fund e Glen Tullman, CEO e fundador do unicórnio Transcarent (benchmark americano da Alinea Health) e ex-CEO e fundador da Livongo, healthtech avaliada em U$ 18,5 bilhões quando realizou sua fusão com Teladoc Health. Até então, a Alinea Health havia recebido em uma rodada pre-seed de R$ 1,3 milhões, por meio do Latitud Fund e diversos anjos, incluindo experts da indústria de saúde e fundadores de alguns dos maiores unicórnios da América Latina.
“Temos a missão de radicalmente reduzir o custo das empresas e elevar a qualidade da assistência médica aos seus colaboradores. Nesse contexto, buscamos dois dos mais icônicos e inovadores investidores do mundo: o Founders Fund e General Catalyst. Esses fundos apoiam as healthtechs que revolucionaram as principais verticais da saúde norte-americanas, como a Livongo, Cedar e Oscar (avaliadas coletivamente em mais de U?25 bilhões). Adicionalmente, são os principais investidores dos nossos benchmarks americanos – Transcarent e Garner Health – e, portanto, entendem profundamente nossa proposta de valor e podem contribuir significativamente para o nosso crescimento”, declara Fernando Ribeiro, CEO e fundador da Alinea Health.
A Alinea Health tem como público-alvo empresas que oferecem plano de saúde aos seus colaboradores e dependentes, atendendo desde PMEs até empresas com mais de 70 mil vidas. A healthtech utiliza grandes volumes de dados e algoritmos proprietários para guiar os beneficiários da empresa-cliente na navegação de seus planos de saúde, oferecendo orientações personalizadas e imparciais, recomendações dos mais eficazes médicos na rede credenciada, e conveniência como, por exemplo, no agendamento de consultas e exames. A empresa entrega uma camada de experiência ao consumidor de saúde, que pode ser acessada via app ou WhatsApp. O objetivo é centralizar a jornada do beneficiário, que atualmente é fragmentada e desassistida, tornando-a mais conveniente e eficiente ao focar em dois pilares: (1) Conveniência: serviço concierge que permite agendamento de serviços em dois toques, além de sanar dúvidas e ajudar a navegar o labirinto da jornada de saúde, e (2) Cuidado integrado: cria-se um plano de cuidado personalizado ao beneficiário, com acesso a um time de saúde que acompanha o paciente através de sua jornada.
“O novo aporte acelera significativamente o crescimento do nosso time (pretendemos contratar mais de 70 pessoas nos próximos meses) e a evolução contínua das nossas soluções, para que possamos ajudar mais empresas a reduzirem seus custos e mais beneficiários a navegarem suas jornadas com transparência e conveniência”, afirma Ribeiro.