De acordo com uma pesquisa da NTT Data, 83% das organizações do Brasil já utilizam dados em sua estratégia. O apoio nos dados para definir o melhor caminho já é uma realidade em diversos setores no País, incluindo a saúde. Mas, com tanta informação sendo processada ao mesmo tempo, como identificar cada erro, glosa ou retrabalho durante os processos? A resposta está em um futuro bem próximo.
Já existem serviços ofertados por empresas brasileiras que têm contribuído para atendimentos mais rápidos. É o caso do Command Center, central de monitoramento à distância da MV, líder em desenvolvimento de softwares para Saúde na América Latina.
Inaugurado em 2020, o serviço possibilita alertar gestores a respeito de pacientes com permanência acima do previsto, pacientes de longa permanência, pacientes sem prescrição e, inclusive, pacientes com riscos assistenciais.
Através de diversos painéis em uma central de tecnologia, um time de profissionais acompanha tudo o que acontece na instituição de saúde. Com isso, o hospital é capaz de monitorar todo sistema, cruzando medicamentos com diagnósticos e garantindo que a medicação prescrita seja dada no horário certo a todos pacientes.
“Os profissionais da instituição de saúde terão à disposição um painel com grupos e eventos de gestão que podem apontar falhas e problemas em tempo real. Por meio do acompanhamento de ações totalmente automatizadas, o time multidisciplinar do Command Center entra em contato com o hospital afim de reverter as não conformidades, o que gera mais segurança, qualidade e sustentabilidade tanto para os pacientes como para a gestão”, relata Eduardo Ceccon, Gerente de Projeto do Command Center MV.
Tudo isso é feito através de painéis instalados na instituição, aliado à uma base que fica na própria MV. Apesar da comunicação com a desenvolvedora de softwares, o hospital tem total autonomia na condução dos serviços.
Um grande exemplo de eficiência do serviço é o Command Center instalado na Unimed Caruaru, um dos maiores hospitais do agreste pernambucano. Inaugurado em 2021, o serviço tem contribuído para um desempenho ainda melhor, estando também dentro das regras estabelecidas pela LGPD.
“A responsável pela rotina e decisões é a própria instituição. A partir de padrões de eficiência (SLA), nosso papel é monitorar as informações de acordo com os fatos de gestão e atuar por meio de alertas e RPAs para contribuir com os objetivos da companhia”, completa Ceccon.
Quando se observa uma não conformidade em um processo ou atividade, o Command Center gera automaticamente via RPA diagnósticos situacionais de gestão explicando a causa raiz, impacto e um plano de ação para reverter o problema ou a não conformidade de processo monitorada.
Para saber mais acesse https://mv.com.br