Os planos de saúde estão no topo das reclamações dos consumidores no ranking do Idec- Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor. O balanço de atendimentos e queixas é realizado pelo instituto todo ano.
Depois dos Planos de Saúde aparecem os serviços financeiros, empréstimos consignados, e os relacionados a cartões de crédito.
O assessor jurídico da área de relacionamento do Idec, David Guedes, explica que em 2020 os serviços bancários ocuparam o primeiro lugar, mas no ano passado houve aumento expressivo de busca relacionado ao plano de saúde.
Foi o que aconteceu na família do economista Heris Coutinho, apesar de estar com plano de saúde em vigor, não conseguiu marcar uma cirurgia para o pai.
A última pesquisa do Idec sobre o perfil do consumidor mostrou que apesar de que 94% dos brasileiros declarem algum conhecimento em direito do consumidor, 58% não recorrem ao Código de Defesa do Consumidor e não buscam seus direitos.
O levantamento mostrou que 67% já sentiram seus direitos desrespeitados quando tiveram dificuldade para cancelar serviço, cobrança indevida ou compra de um produto com defeito.
Nestes casos, David Guedes explica que o Procon atua como mediador entre o consumidor e a empresa, a fim de negociar uma solução extra judicial. Já o Idec, que tem abrangência Nacional, é mais um órgão que age para conscientizar os consumidores.
Neste 15 de março é o Dia Mundial do Consumidor, para celebrar a data o Idec preparou uma série de dicas relacionadas as principais queixas dos consumidores. São informações sobre compras online, contratação de serviços - como planos de saúde - e o mercado financeiro.
Também é possível achar informações sobre como se proteger contra problemas nas contas de luz e água, na qualidade da alimentação, ou na proteção de dados e no transporte público.
Para acessar é só visitar o site Idec.org,br.