Interagir com os clientes pelas redes sociais se tornou algo corriqueiro para a maioria das empresas, mas algumas clínicas e hospitais ainda sentem dificuldade para se comunicar utilizando as plataformas digitais.
Éber Feltrim, CEO da SIS Consultoria, que atua há mais de 27 anos auxiliando empresas a melhorarem a sua gestão, performance e processos internos, explica que uma clínica pode se destacar nas redes ao entender e se adequar a alguns fatores. “É necessário compreender que toda a interação que ocorre no ambiente virtual necessita ser uma extensão do que realmente ocorre no físico, baseado em sua cultura de atendimento. O padrão de comunicação deve ser sempre o mesmo”, pontua.
Outro ponto importante e que os gestores precisam estar atentos é saber exatamente em que plataforma digital a sua audiência está presente e ativa. Além disso, para obter o tão sonhado engajamento é possível promover postagens descontraídas dependendo da rede, porém, o especialista recomenda cautela. “Se a ideia é produzir um conteúdo mais leve, é possível levar isso para o Reels, TikTok ou stories, mas cuidado com os excessos, que podem se tornar um problema. Caso a clínica tenha um atendimento mais clássico presencialmente, é importante manter a mesma linha nas redes sociais”, explica.
A interação com os seguidores e a velocidade como isso é feito também são essenciais. “É preciso ser ativo, respondendo e curtindo os comentários, além de compartilhar publicações em que a página é mencionada. Ter esse cuidado e agilidade pode aproximar ainda mais a clínica de seus pacientes. Caso o profissional não tenha tempo para essa tarefa, é essencial ter alguém que fique responsável para realizar essa interação. Afinal, se a campainha tocar você abre a porta ou ignora? Deixa o telefone tocar ou atende?”, questiona Feltri
Softwares de CRM também são ferramentas que facilitam a gestão e a aproximação com os clientes, uma vez que, se bem atualizados, fornecem informações valiosas. “Esse é um dos pilares de uma gestão de excelência. Um software especializado pode armazenar todas as informações de determinados pacientes, relatando procedimentos feitos nessa clínica e qual foi o montante gasto. Isso ajuda a identificar padrões e apontar para a elaboração de novas estratégias tanto de fidelização quanto resgate de clientes, uma vez que todo o histórico pode ser acessado de forma rápida e intuitiva”, finaliza.