O Superior Tribunal de Justiça (STJ) voltou a discutir se o rol da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) deve ser considerado taxativo ou exemplificativo pelos planos de saúde.
O que é o rol da ANS?
O rol da ANS é uma lista com medicamentos e tratamentos que os planos de saúde devem cobrir.
O que significa o rol da ANS ser taxativo?
Se o rol for taxativo significa que os planos de saúde devem pagar apenas pelos medicamentos e tratamentos que estão descritos nessa lista, nada mais.
O que quer dizer o rol da ANS ser exemplificativo?
No caso do rol ser exemplificativo, os medicamentos e tratamentos nessa lista são apenas alguns exemplos dos itens que devem ser pagos pelos planos, podendo haver outros fora da lista que tenham que ser cobertos.
Se o medicamento ou tratamento não consta do rol da ANS, o que acontece hoje?
Os planos de saúde costumam se negar a pagar por eles porque não haveria obrigação de cobertura. Alguns consumidores entram com ação na Justiça para obter uma ordem judicial para que o produto ou serviço seja pago pela operadora ou pelo governo.
Qual a consequência dos pedidos na Justiça para os planos de saúde?
As operadoras dos planos de saúde alegam que esses pedidos aumentam a imprevisibilidade dos seus custos. Com isso, os preços dos planos podem subir também.
O que acontece se o STJ disser que o rol da ANS é taxativo?
O Judiciário tende a seguir o entendimento e só o que estiver na lista será coberto pelos planos. Se puder haver exceção, será exigida uma burocracia, como exames por peritos e aprovação do uso do medicamento ou aplicação do tratamento pelo Conselho de Medicina.
E se o STJ decidir que o rol da ANS é exemplificativo?
O rol será só uma referência. O próprio plano ou o Judiciário poderão determinar, conforme o caso, quais medicamentos ou tratamentos devem ser cobertos.