O aumento na expectativa de vida e no número de idosos vem elevando as despesas com saúde, uma preocupação para o Brasil, onde as perspectivas de expansão dessa população acompanham a tendência global e impulsionam a demanda por serviços de saúde domiciliar de baixo custo. Essa mudança habilitou novas oportunidades no mercado de serviços de atendimento de home care, ou atenção domiciliar, segmento que triplicou de tamanho nos últimos quatro anos.
Diante desse crescimento, a Pulsati, healthtech focada em soluções de software como serviço (SaaS, na sigla em inglês) para negócios em saúde, lançou em 2019 o SpinCare, solução em nuvem que visa melhorar a gestão e garantir a melhor experiência em home care. A plataforma simplifica o controle de escalas e a rotina das equipes, permitindo a checagem do plano de cuidado por meio de um aplicativo móvel. As funcionalidades do app incluem o acompanhamento em tempo real via geolocalização, notificações de intercorrências com imagens, checklists e prontuário eletrônico.
Em 2021, a empresa registrou um aumento de 700% nos atendimentos da solução em comparação ao ano anterior. Já em vidas atendidas, o crescimento foi de mais de 750%. Os orçamentos criados e geridos pelo sistema obtiveram um aumento de 450%.
“Quase todos os países estão vivenciando um aumento da população idosa, período em que as pessoas se tornam mais propensas a doenças crônicas e requerem cuidados médicos de longo prazo, aumentando exponencialmente a demanda por home care, ou atenção domiciliar, como é chamada no Brasil. Os cuidados de saúde domiciliares são normalmente mais baratos, convenientes e eficazes do que o tratamento obtido em um hospital ou instalação de enfermagem especializada”, afirma César Griebeler, vice-presidente de Tecnologia da Pulsati.
Este ano, a Pulsati pretende prosseguir com os investimentos em tecnologia e inovação. Um dos principais projetos é o de migração total do SpinCare para a nuvem, visando garantir desempenho, segurança e excelência operacional no suprimento de uma demanda de maior escala. Para isso, fechou recentemente uma parceria com a AWS e já trabalha em um desenvolvimento conjunto da plataforma. No roadmap, também há uma série de melhorias, e até planos de investimento em versões wearable. “Os números que observamos em 2021 só mostram que estamos no caminho certo. Também já iniciamos as tratativas para internacionalização do produto, já conectado com o escritório da Pulsati na Europa”, destaca Griebeler.