O Pilar Hospital passa a oferecer mais um serviço especializado para os pacientes. Agora, quem se preocupa com a saúde e condições do pulmão ou questões respiratórias pode contar com o Serviço de Check-up Pulmonar, primeiro dessa natureza na região Sul do Brasil, composto exclusivamente por médicos especialistas em doenças respiratórias.
Segundo explica o médico Ruy Fernando Kuenzer, a pandemia de covid-19 tem gerado um cenário complexo para a saúde mundial, com diferentes tipos de complicações e graus de comprometimento funcional em milhões de indivíduos que se recuperam da doença. “A forma grave causa danos pulmonares, com possível insuficiência respiratória. Posteriormente, estes pacientes têm chances de evoluir para fibrose pulmonar, uma consequência do processo de reparação da lesão pulmonar. Muitas vezes, os pacientes mais graves necessitam de suporte respiratório, variando da oxigenoterapia à ventilação mecânica invasiva prolongada. Com a internação prolongada, para os cuidados intensivos, os pacientes correm o risco de sérios prejuízos sistêmicos”, destaca o médico.
Com tantas complicações resultantes da pandemia, o Check-up Pulmonar é importante para fazer um acompanhamento das condições daqueles pacientes que passaram pela contaminação, hospitalização, mas, também, para quem se preocupa com as condições da saúde respiratória mesmo sem ter sido infectado. “O Check-up se destina também, em especial para aqueles acima de 50 anos, aos portadores de uma pneumopatia já conhecida, os tabagistas, além de todos que gostariam de avaliar e saber as condições de saúde respiratória neste momento”, detalha o especialista.
Dr. Ruy Kuenzer diz que o Serviço tem como objetivo promover um detalhamento completo da análise da saúde respiratória do paciente, buscando avaliar como está neste momento e identificando um prognóstico futuro. “Os exames selecionados para o Check-up Pulmonar seguem a recomendação da literatura médica mundial, mas aqui selecionamos aqueles indicados para cada paciente, individualmente, buscando revelar o cenário de necessidades relacionados à saúde, sintomas e prevenção para uma melhor qualidade de vida”, completa.