Para tornar a rotina do paciente mais ágil e integrada, a Consulta Remédios fechou a aquisição da Receita Digital. A plataforma de prescrição digital passa a compor o grupo da Consulta Remédios. Com a regulamentação das prescrições médicas digitais pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2020, o objetivo da plataforma para 2022 é dobrar o número de prescrições – que cresceu 870% em volume de emissões em 2021 – e aumentar a base de usuários, que hoje conta com aproximadamente 71 mil cadastros.
A Consulta Remédios é uma healthtech que conecta drogarias e farmácias a usuários e possibilita a busca por informações, comparação de preços e economia ao comprar produtos de saúde. “A digitalização do varejo farmacêutico passou por uma transformação cultural nos últimos 2 anos, com o advento da pandemia. A aquisição da Receita Digital permite acelerar ainda mais a conexão entre médicos, pacientes e as farmácias, independentemente do canal de venda”, afirma Paulo Vion, CEO da Consulta Remédios.
A plataforma da Receita Digital foi desenvolvida para atender não apenas médicos, mas também dentistas e nutricionistas, por exemplo, que podem utilizar a Receita Digital para prescrever medicamentos, suplementos e itens de cuidado pessoal e saúde, além de outros documentos necessários ao atendimento, como pedidos de exames, atestados, laudos e recibos.
Sem papel e burocracia
“A integração das receitas digitais disponíveis na Receita Digital a Consulta Remédios, que conta com milhares de drogarias e farmácias, agilizará a experiência do paciente. Até pouco tempo atrás tudo dependia de papel, compreensão da caligrafia e idas às farmácias físicas. A partir de agora o paciente pode sair da consulta com o medicamento comprado e receber antes mesmo de chegar em casa, além de comparar o melhor valor daquele medicamento sem visitar várias farmácias. Os consumidores não querem apenas comprar o medicamento, mas esperam também uma ótima experiência”, diz Paulo.
O marketplace, que desde o lançamento sempre teve como objetivo trazer informações a médicos e ajudar o paciente e farmácia com a descrição detalhada de bulas e conteúdos de saúde e bem-estar. A cada mês recebe o acesso de mais de 30 milhões de usuários únicos e pretende desburocratizar o processo de compra dos medicamentos, assim como o tratamento dos pacientes, além de incentivar o tratamento preventivo de saúde. A ideia é que fiquem no passado questões como deslocamentos para renovar receitas ou atualizar o tratamento, dificuldade em entender a grafia manuscrita, guardar um monte de papéis a cada ida ao consultório, à farmácia ou a médicos, em viagem.
Ihvi Aidukaitis, fundadora da Receita Digital, diz que integrar a compra de medicamentos online na plataforma da Receita Digital era algo que já estava no radar. “Este era um dos serviços que estava no nosso planejamento. A possibilidade de oferecê-lo de imediato e contar com o know how da Consulta Remédios significa uma economia de tempo e investimento. Além disso, optamos pela Consulta Remédios por ser o maior marketplace do Brasil e um dos poucos com abrangência nacional e capacidade de atender todos os nossos pacientes. Essas foram algumas das razões que nos fizeram considerar a venda da plataforma para a Consulta Remédios.”
Luciana Alves, uma das sócias da Receita Digital, fala sobre o futuro da startup a partir da negociação. “A Receita Digital já vinha se destacando no mercado. Agora fazendo parte de um grande grupo de saúde digital, trabalharemos para que a plataforma seja conhecida pela mais completa jornada de seus usuários, mantendo o paciente no centro do cuidado, como sempre foi nossa vocação.”
Ecossistema de saúde
O CEO da Consulta Remédios diz que a expectativa é que a unidade de negócios cresça exponencialmente, formando um sistema integrado de saúde que ajude o paciente no tratamento preventivo de doenças, além de reunir todo seu histórico médico e odontológico num só lugar. Isso facilitará o atendimento médico e dentário, proporcionando uma ferramenta que ajuda a otimizar o tempo durante as consultas presenciais e teleconsultas. Ao mesmo tempo as farmácias passam a ter um sistema repositório e de retenção de receitas, melhorando sua gestão, hoje é uma das maiores dificuldades encontradas nestes locais.
“A aquisição de uma plataforma que acaba com a burocracia no tratamento dos pacientes – e reduz o tempo e o estresse na jornada desde a consulta até a saída da farmácia – era algo que já estava no radar da Consulta Remédios desde 2020. Foi quando tivemos os primeiros contatos com a Receita Digital”, conta Paulo Vion.