SalomãoZoppi Diagnósticos prepara executivo para assumir operação
Paulo Zoppi e Luís Salomão serão sucedidos por Mário Sérgio Pereira e equipe de nove superintendentes, resultado de um planejamento de expansão, suportado por novos líderes
03/09/2014 - por Verena Souza


Quem está acostumado a percorrer os eventos e bastidores do setor de Saúde facilmente se depara com eles, sempre um do lado do outro. Não por acaso a parceria estampa o nome da empresa por eles fundada – o laboratório SalomãoZoppi Diagnósticos. Trinta e três anos de uma liderança compartilhada se passaram e, agora, os médicos Paulo Sérgio Zoppi e Luís Vitor Salomão anunciam um novo executivo para comandar a operação da companhia, – Mário Sérgio Pereira. 

Ainda sob o cargo de vice-presidente, Pereira - que está na empresa há três anos e meio, tendo atuado nas áreas de marketing e comercial -, foi escolhido pelos acionistas para, além de sucedê-los, estar à frente de um longo plano de profissionalização e expansão. 

“Desde 2011 que essa transição tem sido planejada com muita calma e equilíbrio. O propósito é continuar com a mesma cultura de diagnóstico correto e atendimento humanizado”, explicou Pereira ao Saúde Business 365. 

Outro laboratório que tomou medida semelhante este ano foi o Sabin, líder das regiões Centro-Oeste e Norte do País, ao anunciar Lídia Abdalla para a presidência executiva, no lugar das sócias-fundadoras Janete Vaz e Sandra Costa. “Esses laboratórios precisam melhorar sua estrutura interna para crescer ainda mais e enfrentar o mercado que continua aquecido”, comentou a diretora da consultoria Formato Clínico, Carmen Paz Oplustil. 

Equipe 
Com mais de 20 anos de atuação na indústria farmacêutica, o executivo Pereira passou pela diretoria comercial do laboratório Aché, diretoria de marketing da Medtronic/Dabasons e, posteriormente, do laboratório Hermes Pardini – marcando sua entrada no mercado de Centros de Diagnósticos. 

Segundo ele, a dimensão que os serviços do SalomãoZoppi têm ganhado é o que impulsiona essa reestruturação, que engloba a nomeação de nove superintendentes: sete profissionais do mercado e dois médicos, sendo que seis deles vieram de fora da instituição, ou seja, recém contratados. 

Depois de preparado o terreno, a ideia é que o médico Zoppi e o patologista Salomão tenham mais tempo para as questões estratégicas discutidas em Conselho Consultivo, hoje composto pelos dois e mais três profissionais do mercado. 

Expectativa e investimentos
Apesar do assédio por compradores devido ao bom desempenho da empresa e da tendência de consolidação do setor, o laboratório se mantém firme em seu direcionamento de crescimento orgânico e capital fechado. De acordo com Pereira, este é o planejado até 2017, período em que também se espera faturar R$ 400 milhões. 

Desde 2003 que o processo de crescimento está sendo executado e, hoje, a rede conta com sete unidades na capital paulista (Portal do Morumbi, Ibirapuera, Moema, Panamby, Paraíso, Tatuapé e Angélica), faturamento de R$ 162 milhões, 6,5 milhões de exames realizados em 2013 e 65 mil pacientes atendidos por mês. Mais três unidades estão previstas para serem inauguradas no segundo semestre deste ano e, até 2015, a rede projeta 10 unidades em operação e faturamento de R$ 270 milhões. 

O avanço se deu tanto em análises clínicas, com crescimento de 29% no faturamento, alcançando R$67,7 milhões no primeiro semestre de 2014, quanto em imagem, com aumento de 12% nos seis primeiros meses deste ano, o equivalente a R$27,2 milhões. 
O público feminino é quem lidera a demanda, respondendo por 82% dos exames contra 18% referente aos pacientes do sexo masculino. 

Para suportar a demanda, a companhia investe também R$20 milhões na expansão do parque de processamento, de aparelhos de exames por imagem (mamógrafos, tomógrafos, etc) e obras de infraestrutura. A planta fabril, hoje com um espaço de 300 m², será ampliada para 1000 m2. 
 




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