O uso dos chatbots como ferramenta da omnicanalidade tem sido cada vez mais importante para empresas de qualquer setor. Na Saúde, área que experiencia uma demanda crescente pela transformação digital, o atendimento automatizado vem oferecendo agilidade, eficiência e acolhimento para clientes, por onde quer que ele se conecte.
“No mundo digital, é o consumidor quem diz quando e onde quer ser atendido, por isso é importante pensar num atendimento omnichannel: Whatsapp, Instagram, site, SMS, e-mail, loja virtual e até loja física, todos conectados entre si. Ainda que 99% dos smartphones no Brasil tenham o WhatsApp instalado, a presença em canais como Instagram, Facebook, BlipChat e outros amplia esse relacionamento com o público e favorece a experiência do usuário”, explica Maria Flávia Souza, Diretora de Auto, Health & Others de Take Blip, empresa com mais de 20 anos de experiência em Marketing e Vendas em indústrias de tecnologia, telecomunicações, varejo e construção.
Mas, a implementação do atendimento automatizado em múltiplos canais de comunicação, por si só, não é garantia de satisfação do cliente. Para que essa estratégia seja bem sucedida, ela deve ser planejada com foco total no usuário.
Um contato inteligente – ou chatbot – é um software que conversa com seus clientes por meio de uma linguagem humanizada, clara e objetiva. Segundo Maria Flávia, ele elimina filas de espera, pois consegue atender várias pessoas ao mesmo tempo e está disponível 24 horas por dia. Sem contar que desafoga a área de call center da empresa, que passa a atuar quando for necessário. Isso é especialmente importante para os negócios de Saúde, principalmente no contexto atual, com a pandemia de Covid-19.
“Armazenar histórico permite que a empresa ofereça uma melhor experiência ao usuário, sem ter que fazê-lo repetir o envio de informações ou documentos, agilizando o atendimento. A transferência para o humano (transbordo) deve ser adicionada como parte do fluxo, de forma natural, no momento em que o usuário realmente precisa conversar com alguém. Além disso, com o histórico da conversa, o atendimento se torna mais eficaz e a experiência do usuário mais agradável. Tudo isso de forma segura, preservando as informações do usuário quando a confidencialidade for requerida”, explica Maria Flavia.
Antes de tudo, é fundamental levar em consideração as peculiaridades do setor da Saúde que exige retornos rápidos e procedimentos descomplicados, para não comprometer o atendimento que, muitas vezes, tem de ser feito em caráter de urgência. E mais:
“O Contato Inteligente é a nova forma de presença digital das marcas. E, ao seguir seus três pilares - presença, experiência e evolução -, ele se torna, cada vez mais, o novo ativo digital das empresas - assim como o Website foi para a Internet Tradicional, e o Aplicativo é para a Internet Móvel”, conclui Maria Flávia.