Em um ano, a companhia se reinventou apostando em tecnologia, inovação e foco no paciente, gerando excelentes resultados em tempo recorde
A Viveo (VVEO3), um ecossistema de produtos e serviços que conecta soluções de saúde, e que atua desde a fabricação e distribuição de materiais e medicamentos, até gestão de clientes em todo o Brasil, completa um ano de nova marca e chega em 2022 como um dos maiores conglomerados da saúde do País.
A companhia nasceu a partir da decisão de expansão do negócio fundamental da Mafra Hospitalar, empresa de distribuição de materiais médico-hospitalares e medicamentos para hospitais, fundada em 1996, com o objetivo de unificar as empresas do grupo, capaz de atender o propósito que é de "Cuidar de Cada Vida".
A marca reúne hoje mais de 17 empresas, com atuação de ponta a ponta no setor, com a estratégia de ser "one-stop-shop" para seus clientes. A companhia havia identificado inúmeros desafios na gestão de saúde e decidiu atuar para simplificar toda a complexidade dessa cadeia.
O primeiro ano da nova marca foi consolidado por grandes marcos e um crescimento de mais de 47% da receita líquida ajustada e com o Ebitda ajustado de 49%. Em agosto, a Viveo concluiu seu IPO e captou aproximadamente 2 bilhões de reais com a oferta, o que acelerou ainda mais a estratégia de crescimento via M&As. Somente em 2021 foram concluídas sete novas aquisições. A companhia também estruturou e começou a executar um plano estratégico com foco em ESG com 4 pilares de atuação: Gestão Íntegra, Desenvolvimento Humano, Ecoeficiência e Soluções para Sustentabilidade. Ao todo, serão investidos mais de R$ 65 milhões de reais em ações de sustentabilidade.
Além disso, 2021 foi um ano de reinvenção para a Viveo. Com o agravamento da pandemia, a empresa importou por conta própria anestésicos essenciais para o tratamento contra a Covid-19 e investiu na fabricação local de máscaras cirúrgicas, conseguindo abastecer hospitais e parceiros em um dos momentos mais difíceis da saúde brasileira. Em tecnologia, inovou se tornando pioneira ao apresentar a Mel, a primeira assistente virtual do setor da saúde para facilitar e agilizar os mais diversos processos.
Para 2022, a empresa continua olhando para o futuro e em novas oportunidades. Um exemplo disso, é a recente aquisição da empresa e que aguarda aprovação do CADE, Azimute Med anunciada ontem (20), com foco no programa de suporte ao paciente, contribuindo para o ecossistema ao lado de outras companhias do grupo, como Far.me e Cirúrgica Mafra.
"Nosso crescimento nos últimos anos reflete o potencial que existe no nosso mercado e a assertividade da nossa estratégia de expansão. Estamos presentes de forma integrada em toda a cadeia, com atuação estratégica de ponta a ponta, da distribuição ao consumidor final, com produtos e serviços", afirma Leonardo Byrro, CEO da Viveo. "Esse é só o início da nossa história e da nossa atuação para levar aos clientes mais soluções em produtos e serviços, fazendo com que os hospitais, clínicas, laboratórios e outros canais possam melhorar o acesso a saúde de qualidade e cuidar do que realmente importa: os pacientes", conclui.
Sobre a Viveo
A Viveo (VVEO3) é um ecossistema de produtos e serviços que conecta soluções de saúde. Reúne mais de 17 empresas que atuam desde a fabricação e distribuição de materiais e medicamentos, até a gestão de seus clientes. A Viveo tem o propósito de cuidar de cada vida e a missão de simplificar o setor da saúde e democratizar o acesso à saúde por meio do suporte e manutenção em cada elo desta cadeia. É composta pelas empresas: Mafra Hospitalar, Tecnocold Vacinas, Diagnóstica Cremer, Byogene, Biogenetix, Vitalab, Health Log, Cremer, Flexicotton, Far.me, FW, Daviso, Cirúrgica Mafra, Tecno4, Apijã, Laborsys e Macromed e dona das marcas Cremer, Topz e Embramed.