A VivaSanté - empresa francesa dona da marca de curativos Mercurochrome - está reforçando sua presença no varejo nacional e acirra a concorrência com marcas como Nexcare, da 3M, e Band-Aid, da Johnson & Johnson.
O grupo francês iniciou, no fim de 2013, as vendas de seus produtos voltados ao consumidor final nas lojas Drogasil e Droga Raia. O contrato de exclusividade com a maior rede de farmácias do país terminou em junho e o grupo francês já vende seus produtos em outras varejistas como Drogaria Iguatemi, Araújo, Venâncio, Farma Conde, entre outras. A meta é chegar ao fim do ano com 1,2 mil farmácias cadastradas, um avanço de 20% em relação ao que tem hoje.
Entre as estratégias da VivaSanté está a produção no Brasil. Em 2011, o grupo adquiriu a LM Farma, empresa brasileira de curativo hospitalar com fábrica em São José dos Campos, interior de São Paulo. "Transferimos a tecnologia da França para o Brasil e nosso objetivo é que praticamente toda a produção seja local. Estamos investindo R$ 500 mil na modernização das máquinas", disse o francês Alexandre Tepas, diretor regional da VivaSanté na América Latina.
Fundado em 1880, o grupo francês fechou o ano passado com faturamento de € 536 milhões (R$ 1,6 bilhão). A VivaSanté tem nove fábricas, sendo quatro na França e as demais distribuídas no Brasil, Tailândia, Alemanha, Inglaterra e Espanha.
No mercado brasileiro, a receita foi de R$ 56 milhões em 2013. Mas praticamente todo esse valor veio do negócio de curativos para hospitais, segmento em que a VivaSanté iniciou as atividades em 2012 no país. No varejo, as operações começaram em dezembro de 2013. Segundo o executivo, a meta nos próximos cinco anos é aumentar o faturamento da unidade brasileira para R$ 180 milhões.
Para isso, o grupo francês está investindo R$ 42,5 milhões em ações de marketing e em sua força de vendas até o próximo ano. Segundo Tepas, o mercado brasileiro de curativos para hospital movimenta R$ 300 milhões e as vendas no varejo somam R$ 150 milhões, por ano.
"O Brasil é um dos mercados prioritários para a VivaSanté porque uma grande parcela da população é da classe média, segmento que consome os nossos produtos. Na China ou Índia, há um grande contingente de pessoas, mas a participação da classe média é menor. Mas, vale ressaltar, que esses dois países também estão no nosso foco", disse Tepas.
No Brasil, a VivaSanté trabalha com 11 tipos de curativos, que custam de R$ 9,90 a R$ 29,90. Na França, a empresa tem mais de 100 tipos de curativos e um total de 2 mil itens, incluindo antissépticos, vitaminas e fitoterápicos. A meta é aumentar a linha de produtos no país.
Questionado sobre a concorrência com marcas já estabelecidas no mercado nacional há mais tempo, Tepas ressalta que os produtos da VivaSanté têm alto valor agregado. "Por exemplo, nosso curativo para bolhas tem uma substância que cria uma película, como uma segunda pele, ao entrar em contato com a umidade do ferimento. Essa película é cicatrizante e quando a bolha seca, o curativo descola-se automaticamente da pele", explicou.
Leia mais em: