O Hospital Unimed Bauru passou a ser um centro de certificação em cirurgia robótica. No ano de 2021, a instituição formou 42 médicos na especialidade, contando com a parceria do Centro de Estudos do Hospital Unimed Bauru (Cehub) e do Instituto Falke (Institute for Medical Enhanced Development). “Fomos a primeira singular do Sistema Unimed no país a adquirir o robô Da Vinci Xi, da Intuitive Surgical, considerado um grande avanço na área da Medicina. Para operá-lo, o médico precisa ser certificado em cirurgia robótica, o que nos levou a investir na formação de novos profissionais para atuar nessa área”, explica Alberto Sanches, diretor de treinamento em simulação de cirurgia robótica da instituição.
Além de cooperados da Unimed Bauru, participaram alunos de outras cidades e Estados, como, por exemplo, médicos de Dourados (MS), Araraquara, Ourinhos, Marília e São Paulo (SP).
De acordo com Sanches, o curso foi dividido em três módulos, sendo o primeiro com programa teórico e cirurgias ao vivo, com carga horária de 20 horas; o segundo com treinamento em simulador, disponível 24 horas no Cehub, com carga horária total de 20 a 40 horas (conforme exigência da sociedade médica de filiação do cirurgião); e o terceiro, chamado de “in-service”, com treinamento em tecido feito no centro cirúrgico do Hospital Unimed de Bauru, já com a plataforma robótica, completando as exigências para a certificação definitiva fornecida pelas sociedades médicas.
A programação completa das aulas teóricas, do primeiro módulo constou com diversos temas e profissionais renomados, especialistas em cirurgia robótica: Bases da cirurgia robótica, por Reitan Ribeiro; Cenário atual da cirurgia robótica, por Pedro Trauczynski; Cirurgia Geral, por Pedro Trauczynski; Ginecologia, por Audrey Tsunoda; Urologia, por Clóvis Fraga; Oncologia, por Mario Rino e Cirurgia torácica, por Daniel Bonomi.
“Como o curso contém os pré-requisitos solicitados pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, os alunos formados só precisam solicitar a habilitação junto às suas respectivas sociedades médicas, conforme legislação”, explica Sanches.
A formação em cirurgia robótica para médicos de diversas especialidades amplia e democratiza o uso da tecnologia, propiciando avanços nos tratamentos para diversos tipos de doenças. “A cirurgia robótica revolucionou os procedimentos não invasivos. Ela propicia menor manipulação do campo cirúrgico, tempo de cirurgia e sangramento reduzidos, o paciente sente menos dor e a recuperação é mais rápida”, frisa Sanches.
Os cursos realizados em 2021 tiveram a coordenação geral de Reitan Ribeiro, do Instituto Falke, com proctoria pelo Pedro Trauczynski. A coordenação científica do curso pelo Hospital Unimed Bauru foi de Aguinaldo Nardi e a direção em Treinamento de Simulação de Cirurgia Robótica de Alberto Sanches. Em 2022, serão abertas novas turmas.