A sétima edição do prêmio IDEA/Brasil, que destaca ações de design, selecionou 100 projetos em 24 categorias, como acessórios pessoais, casa, embalagens, joias e têxteis. O concurso, considerado pelo setor como uma indicação de qualidade para indústrias e designers, mostra uma participação cada vez maior de pequenas empresas. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que apoia o evento, o número de micro e pequenos negócios na competição aumentou de 10% do total de inscritos, em 2008, para 35%, em 2013.
O IDEA/Brasil é a edição nacional do IDEA Awards, competição realizada pela americana Industrial Designers Society of America (IDSA), que promove ações de educação na área de design industrial. A versão brasileira, a única fora dos EUA, acontece desde 2008. Em 2014, recebeu 630 inscrições, ante 584 inscritos no ano anterior. A cerimônia de premiação dos finalistas deste ano será realizada no dia 5 de setembro, em São Paulo. Serão entregues troféus nas categorias ouro, prata e bronze entre os 100 finalistas selecionados.
"O prêmio tornou-se uma chancela importante para a abertura de negócios e um crivo de qualidade no currículo dos premiados", diz Joice Joppert Leal, diretora executiva da Objeto Brasil, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que promove a competição no país.
A Crama Design Estratégico, com unidades no Rio de Janeiro e em São Paulo, está entre os finalistas do IDEA/Brasil 2014 com um quiosque feito para a operadora Oi. "O projeto viabiliza a oferta de produtos com a mesma experiência que um consumidor teria se estivesse em uma loja", explica o designer Ricardo Leite, sócio-diretor de criação da Crama, com clientes como Vale, TV Globo e H.Stern.
O quiosque de dez metros quadrados de área foi produzido com painéis de MDF e tem uma vitrine em vidro temperado. Entre os desafios do projeto, Leite afirma que era necessário entregar uma solução com baixo custo de produção, rápida montagem e impacto visual. "Cada vez mais, trabalhamos com o intuito de criar soluções em design para resolver os problemas dos clientes."
Com 22 anos de mercado, a empresa de Leite faturou R$ 10 milhões em 2012 e espera atingir R$ 2 milhões a mais, em 2014. No ano passado, criou a marca Rio450, para as comemorações dos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, em 2015. No próximo ano, o empresário deve fazer investimentos de R$ 700 mil em infraestrutura, participações em eventos e produção de peças de divulgação. "É o dobro do que investimos em 2014."
Também finalista, o carioca Leo Mangiavacchi concorre com um estande de feiras de negócios que criou para a empresa de serviços geofísicos GeoQuasar. "O projeto também contemplou convites e uniformes", diz o designer, dono do Fantastico Studio di Design. "Pretendemos desenvolver mais projetos para feiras e eventos. O IDEA/Brasil vai nos ajudar a ganhar mais visibilidade nesse segmento."
O Fantastico Studio di Design desenvolve projetos de produtos, design gráfico, de interiores e de pontos de venda. No portfólio, está um cavalete, batizado de Regata, desenhado para a loja de decoração Tok&Stok. Produzido com detalhes em couro e madeira maciça de reflorestamento, deu origem a um rack da mesma linha. Segundo Mangiavacchi, já foram vendidas cinco mil unidades, desde 2010.
Para o designer Zanini de Zanine, finalista do IDEA especializado em peças de mobiliário, o prêmio serve como um termômetro para o mercado local. "É importante para entendermos como o nosso produto está sendo visto", diz o criador, que assina peças para marcas internacionais, como a francesa Tolix e as italianas Poltrona Frau e Slamp.
Agora, ele finaliza o mobiliário das áreas comuns do CasaPark, shopping de decoração de Brasília (DF). Dono de um estúdio com seis funcionários, ele acredita que terá ainda mais contratos em 2014 do que no ano passado. "As marcas estão entendendo melhor que o design é uma ferramenta de negócio."