Com a chegada da pandemia e os protocolos impostos por ela, a telemedicina surgiu como uma alternativa para a realização das consultas médicas, ao permitir o contato mais seguro entre médicos e pacientes. Atualmente, quase dois anos após sua implantação, a teleconsulta se consolida como uma opção não só para pronto-atendimento, como também para consultas eletivas. Prova disso é a marca de 2 milhões de atendimentos alcançada pelo Grupo NotreDame Intermédica.
Segundo o CEO do GNDI, Irlau Machado Filho, a telemedicina evoluiu bastante desde a sua implantação e já é um serviço consolidado para além da pandemia. “Com a implantação da Telemedicina em tempo recorde demos aos nossos beneficiários a oportunidade de ter acesso à saúde com segurança, mesmo nos momentos mais críticos da pandemia. E ainda preservamos nossos médicos, que realizam o atendimento, sem exposição. O GNDI investiu constantemente em melhorias na prestação dos atendimentos online e hoje comemora a marca de 2 milhões de atendimentos realizados com quase 90% de resolutividade já na primeira consulta”, enfatiza.
Entre as melhorias implantadas na oferta do serviço de teleconsulta, destaque para a ampliação de especialidades médicas e multidisciplinares para atendimentos eletivos, como reumatologia, urologia, nutrição e psicologia. As áreas mais procuradas, além do Pronto Atendimento Virtual, são a Clínica Médica e Endocrinologia. “O sexo feminino, faixa etária entre 30 e 39 anos, é o perfil que mais busca a telemedicina e o acesso é feito 86% via mobile”, explica o Gerente Executivo Médico de Saúde Digital do GNDI, Paulo Yoo.
Para 2022, o GNDI projeta novidades na oferta do serviço. Integração dos prontuários médicos da telemedicina e presencial, melhora da jornada do paciente, com serviço de mensagens otimizadas e confirmação de consultas, Programas Clínicos Digitais de coordenação do cuidado e expansão do serviço para outras filiais do Grupo estão entre as melhorias previstas. “A Telemedicina é uma excelente ferramenta para auxiliar na jornada de cuidado do paciente, trazendo comodidade, qualidade e acesso”, conclui Yoo.