Com o crescimento acelerado de sua carteira de beneficiários nos últimos anos, que passou de 250 mil para 600 mil vidas, a Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (Fesp) sentiu a necessidade de medir com mais precisão a rentabilidade e o nível de qualidade dos serviços prestados. O principal objetivo, ganhar mais controle dos negócios, foi obtido através de uma ferramenta de business intelligence (BI).
A solução Business Discovery Qlikview, comercializada no Brasil pela Nórdica Software, foi implementada na área atuarial e de riscos, mas também recebe dados de faturamento, contas médicas, auditora e núcleo de atenção à saúde. É capaz ainda de comparar os indicadores internos com os do setor da saúde.
Implantado em janeiro de 2013 pela Convergence Saúde, a ferramenta já passa por estudo de adoção em outros departamentos da empresa que também buscam otimizar suas análises de dados. A previsão é de que pelo menos mais duas áreas da empresa adotem a ferramenta ainda em 2014.
Segundo Vitor Cruz, gerente de gestão atuarial e riscos da Unimed Fesp, o benefício da ferramenta vai além da geração ágil de relatórios, mas também no ganho de visibilidade antes impossível nas planilhas de Excel. Muito embora a cooperativa não tenha obtido redução aparente de custos, pois a ferramenta foi adotada para gerenciar indicadores, foi possível aprimorar a gestão, identificar desvios e obter subsídios para renegociar contratos.
Segundo ele, é possível assim compor estratégias e metas que não só considerem os resultados do mercado, mas também a rentabilidade de cada contrato ou o perfil detalhado de utilização. “Podemos apontar o que está funcionando tanto em termos comerciais quanto de gestão”, explica.