O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou, nesta segunda-feira (13), que os dados de posse do Ministério que foram sequestrados por hackers serão recuperados até a terça-feira (14). O Ministério já havia comunicado que não identificou perda, mas as informações continuam bloqueadas.
“Acredito que até terça-feira, pelo menos essa é a expectativa nossa”, disse o ministro. “Nós já sabemos que não houve perda de dados e estamos trabalhando para cada dia esse sistema ser mais seguro”, completou.
Na madrugada da sexta-feira (10), um ataque hacker deixou o portal do Ministério da Saúde fora do ar. O ataque ransomware, como é conhecido, é uma espécie de sequestro de dados que acontece depois de um sistema ser infectado e o programa bloquear os dados, impedindo os detentores das informações de terem acesso.
Sobre a decisão do ministro Luís Roberto Barroso do STF de tornar obrigatória a apresentação do passaporte da vacina para entrar no país, Queiroga afirmou que uma decisão da Justiça precisa ser acatada, mas que aguarda a palavra final do plenário do Supremo, que deve decidir sobre o caso nesta semana, com julgamento que deve ser iniciado no dia 15.
“É uma decisão do ministro Barroso, ainda vai passar pelo Plenário e o que nós entendemos é que a portaria anterior ela estava consentânea com as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, mas vivemos em um regime democratico, existe a tripartição dos poderes e tem que se observar a decisão, quando houver, da Justiça”, disse Queiroga.