Com foco em hospitais, clínicas odontológicas, ambulatórios, spas e outras instituições de saúde, a Health Hub Accreditatiton (H2A) trás para o Brasil o selo americano AACI (American Accreditation Commission International). O lançamento da marca será no próximo dia 14, terça-feira, às 10h, em transmissão pelo YouTube que contará com a presença do Presidente da AACI, John D. Bell.
Obrigatórias no sistema de saúde dos Estados Unidos, as acreditações hospitalares, avaliações de qualidade e segurança de atendimento do paciente, são realidade em apenas 6% dos hospitais brasileiros. O processo também é mais comum em grandes hospitais particulares.
Ana Carla Parra Restituti, acredita que o mercado terá interesse na nova acreditação pelos seus diferenciais. “A AACI vem crescendo e expandindo a atuação para a Europa e agora no Brasil. Nós temos um mercado carente que busca por um selo que seja aplicável nas rotinas do setor e esse é um dos nossos princípios”, explica a diretora de acreditação e capacitação da H2A.
“Nosso objetivo é validar o sistema da organização e não inspecioná-lo ou procurar as inconformidades. É ver o que está funcionando e o que precisa melhorar, agregando valor”, enfatiza o Diretor de Novos Negócios, Tecnologia e Inovação da H2A, Adriano Andrade.
A AACI é triplamente reconhecida pela Associação de Avaliação Externa da Sociedade para a Qualidade em Cuidados de Saúde (IEEA), da Sociedade Internacional para a Qualidade em Assistência à Saúde. A certificação garante que os padrões, treinamento de avaliadores e processos usados pela AACI atendem aos mais altos padrões de referência internacionais para organismos de acreditação. Além disso, o novo selo integra os Sistemas de Gestão de Qualidade ISO 9001, fornecendo o reconhecimento no mesmo processo da acreditação.