A expansão da rede de franchising O Boticário nos últimos anos dá a ideia do que vem ocorrendo entre as redes de franquias de esportes, saúde, beleza e lazer, segmentos que mais crescem entre os pesquisados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). O faturamento das franchisings nessas áreas alcançou R$ 22 bilhões no ano passado, avanço de 23,9% em relação a 2012, equivalentes a 19% dos R$ 115 bilhões faturados pelas redes de franquias em todo o país.
O Boticário mais do que dobrou de tamanho entre 2007 e 2013, período em que seu faturamento saltou de R$ 2,8 bilhões para R$ 7,6 bilhões. Esse cenário reflete o crescimento nos últimos anos do consumo de produtos ligados à beleza e cosméticos que tem estimulado não só a inauguração de mais unidades pelas redes como a abertura de novas franquias além do ingresso de estrangeiros nesse mercado.
O segmento de perfumaria e cosméticos tem um faturamento próximo a R$ 10 bilhões. Outros R$ 8 bilhões são oriundos do faturamento das áreas de beleza, saúde, farmácias e produtos naturais. O faturamento é menor nas áreas de entretenimento, brinquedos, lazer, estética, medicina e odontologia, com R$ 1,9 bilhão cada.
"Os gastos com beleza expandiram em virtude do aumento do poder aquisitivo da mulher, com maior espaço no mercado de trabalho e ainda em decorrência da preocupação crescente tanto feminina quanto masculina com a imagem pessoal", explica o diretor-executivo da ABF, Ricardo Camargo. O setor de perfumaria, lembra, foi o primeiro a sentir o impacto positivo dos novos hábitos que levaram o Brasil à terceira posição mundial no ranking de perfumaria e cosméticos, com faturamento no setor de R$ 38 bilhões em 2013, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.
Essa tendência estimulou a ampliação da rede O Boticário, que em 2008 colocou em prática um plano estratégico para expansão da marca. A rede inaugurou mais 1.100 lojas. Com 900 franqueados, mantém 3.690 pontos de vendas em cerca de 1.750 cidades brasileiras. "Pretendemos expandir ainda mais, pois o mercado nacional vive um momento positivo, aquecido e com grandes oportunidades. Até o fim do ano, devemos abrir cerca de 90 novas lojas", revela o diretor comercial da rede, Paulo Salomão.
Uma das maiores franquias de salões, a rede Jacques Janine também pega carona nos bons ventos que sopram sobre o setor de beleza. A empresa acaba de atingir sua 70ª franquia com a inauguração de mais uma unidade em Salvador. O faturamento de cada salão está estimado em R$ 150 mil mensais e o investimento em torno de R$ 2.500 o metro quadrado, além da taxa de adesão de R$ 60 mil.
A expectativa é de a rede atingir 100 unidades em menos de dez anos. Para isso, está lançando um sistema master franquia, modelo de negócio em que um investidor atua como franqueador regional com autorização para captar franqueadores em sua região. Franqueados master dos sete estados em que a rede está presente, entre os quais São Paulo, Paraná e Pernambuco, serão responsáveis pelo mapeamento das localidades com potenciais de investimento.
Outro destaque no ranking da ABF são as farmácias. A Rede de Drogarias Farmais, ocupa o segundo lugar no grupo de beleza, saúde, farmácias e produtos naturais. A rede, integrante desde 2009 do Grupo Brasil Pharma - holding de varejo farmacêutico do Grupo BTG Pactual, possui 500 lojas e cerca de 300 franqueados. O faturamento anual da rede de franquia é R$ 800 milhões. O investimento inicial para abrir uma franquia da Farmais é R$ 400 mil que pode ser recuperado, em média, em até 36 meses, segundo a empresa.
As academias de ginástica também ganham espaço no segmento. Há dez anos no Brasil, a Contours Academia Para Mulheres, é uma das maiores franquias de academia do país, com faturamento no ano passado de R$ 25 milhões, 47 franqueados e 10 mil matrículas. A expectativa da rede é fechar 2014 com mais quatro unidades e faturamento de R$ 30 milhões.
De origem portuguesa, a BodyConcept, é uma das novas marcas de franquia no Brasil. A empresa trouxe uma rede de academia de estética que oferece no mesmo local serviços de cabelereiro, manicure e depilação, nutricionista e medicina estética. Com 17 franqueados, fatura R$ 5,5 milhões ao ano - crescimento anual de 29%, diz a diretora Fabiana Andrade.
A empresa planeja inaugurar 60 unidades em cinco anos, nas regiões Sudeste, Sul, Nordeste e Centro Oeste. "Nossos estudos mostram que grande parte dos brasileiros tem comprometido pelo menos um terço da renda com serviços e produtos correlatos à saúde, beleza e bem estar", revela.
A expansão das redes de beleza apresenta algumas novidades inusitadas, segundo o diretor-executivo da ABF. Cardoso se refere ao Kauai Studio, especialista em tatuagem e dermopigmentação, com faturamento anual de R$ 500 mil, que ampliou a oferta de serviços para oferecer micropigmentação para estrias, além dermopigmentação para sobrancelhas.
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