Proporcionalmente, este número é superior ao de países como Alemanha (66%), França (68%), e Estados Unidos (57%), segundo dos dados da plataforma Onde World in Data, ligada à Universidade de Oxford.
“86% das cidades não registraram óbitos na última semana, entre 4 a 10 de novembro. Este é mais um indicador do impacto positivo do esforço do estado de São Paulo. Compramos mais vacinas, entendemos que a vacina salvaria as pessoas e a economia”, disse o governador João Doria, em entrevista coletiva nesta quarta-feira.
Pela primeira vez desde o início da pandemia de covid-19, o estado de São Paulo não registrou mortes causadas pela doença no período de um dia. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, na segunda-feira, 8, não tiveram vítimas do coronavírus.
Vale lembrar que às segundas-feiras muitos dados ficam represados, mas a tendência já era de queda desde que a vacinação começou. A taxa de ocupação dos leitos de UTI no estado hoje é de 24,2% e na Grande São Paulo é de 30,9%.
A coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Regiane de Paula, destaca que ainda há 5 milhões de pessoas com a segunda dose atrasada. “Se ela não retornar, ainda está exposta ao vírus e pode ter interações. É muito importante que eles retornem aos postos”, disse.