A pandemia trouxe um desafio sem precedentes para educação médica, em especial para o aprendizado cirúrgico, uma vez que os protocolos de segurança transferiram o ensino presencial para um modelo online. O ensino de habilidades cirúrgicas é majoritariamente presencial, pois envolve tato, análise de texturas e experimentos. Para praticar, o aluno ou profissional necessita de infraestrutura adequada, acompanhamento de um profissional mais graduado, além de tempo para absorver o aprendizado.
Este cenário resulta na limitação na quantidade de profissionais que podem ser treinados devidamente. É necessário encontrar soluções que democratizem o acesso, sem perder a qualidade do ensino e para isso a Johnson & Johnson Medical Devices lança o “Desafio J&JMD – O Futuro da Educação Médica”.
A iniciativa, realizada em parceria com a plataforma de inovação aberta Distrito e a startup Hackmed, tem como proposta encontrar empresas, profissionais e estudantes de saúde que possuam soluções inovadoras em educação médica para trabalhar em um modelo de inovação aberta. Serão selecionados projetos em duas categorias:
O período de submissão vai até 17 de novembro e deverá ser feito pelo site. As startups ganhadoras dos desafios terão como prêmio 6 meses de mentoria com executivos da J&JMD para endereçar as principais questões referentes a sua solução e modelo de negócio. Já os profissionais e estudantes ganhadores dos desafios terão como prêmio 1 mês de mentoria com executivos e imersão na estrutura da J&JMD com o objetivo de entender o processo de lançamento de novas tecnologias focadas em Educação Médica. Para ambos os casos, existe a possibilidade de estabelecer uma relação comercial com a J&JMD através de um projeto piloto da solução.