A Kompa Saúde, healthtech focada em tornar a medicina de qualidade mais acessível para a população, acaba de dar mais um importante passo para a saúde do futuro. A empresa que já possui um aplicativo próprio, no qual os assinantes podem contar com médicos e enfermeiros 24 horas por dia, agora investe em mais uma funcionalidade da sua enfermeira virtual Karmen, que por meio do uso de Inteligência Artificial, passa a realizar um atendimento primário completo para o suporte ao tratamento de doenças endocrinológicas.
A nova funcionalidade será responsável pela triagem, pré-consulta e primeiro diagnóstico dos pacientes, otimizando tempo e agilidade para que o corpo médico possa se dedicar a um atendimento mais humanizado e de qualidade. A IA consegue coletar algumas informações essenciais antes mesmo da consulta física a partir dos sintomas e do histórico, e, além disso, passa para o endocrinologista um briefing com possíveis exames. Tudo isso validado por um médico responsável.
Segundo a endocrinologista Dra. Simone Matsuda, responsável pelos testes da nova funcionalidade da Karmen, os motivos da criação de uma versão específica da enfermeira virtual para o auxílio de tratamentos de endocrinologia, é que as comorbidades relacionadas são muito prevalentes.
“A Karmen funciona para todas as especialidades. Ajuda o médico a ter uma visão geral do paciente, antes que ele entre para o atendimento. Trazer um recurso voltado exclusivamente para suporte a questões relacionadas à endocrinologia é mais que uma novidade, mas um importante avanço em como o setor de saúde trata de doenças endócrinas como a diabetes e o sobrepeso, que hoje atinge milhões de brasileiros. Por isso, é necessário um primeiro atendimento mais assertivo e ágil”, explica a médica.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes estima-se que 16.8 milhões de brasileiros sejam diabéticos e dados do IBGE mostram que 60,3% da população adulta no Brasil está com excesso de peso, número que vem aumentando principalmente entre as mulheres. “Fazer esse piloto com a endocrinologia vai ajudar milhares de pacientes, em diagnósticos e segmentos. Gerando um atendimento com mais qualidade”, completa a doutora.
Com uma proposta de gerar um atendimento mais rápido, ágil e humano, a Kompa Saúde deve expandir o projeto para outras especialidades. “A Karmen faz a pré-consulta de maneira mais simples. A endocrinologia já é o segundo passo da assistente virtual que está transformando o setor médico para tornar-se uma companheira indispensável no suporte ao atendimento dos médicos. Mais do que uma triagem profunda, a assistente virtual entrega um primeiro atendimento de maneira completa”, explica o Dr. Vicente Lordello, líder do corpo médico da Kompa Saúde e responsável pela validação da funcionalidade da enfermeira virtual no atendimento primário endocrinológico.
“O maior problema dos planos de saúde e do SUS, é realizar um atendimento de muitos pacientes com a qualidade necessária. Por isso, a Inteligência Artificial é fundamental na evolução do atendimento médico, trazendo mais agilidade e praticidade tanto para os profissionais de saúde como para os paciente”, finaliza.
Sobre a Kompa Saúde
Criada em 2018, a Kompa Saúde é uma empresa que usa de tecnologia e Inteligência Artificial para tornar a medicina de qualidade mais acessível para a população, oferecendo telemedicina e acompanhamento para um público que não têm condições de arcar com um plano de saúde privado e depende do sistema público de saúde. O objetivo da Kompa Saúde é proporcionar ao paciente uma experiência digital e acessível, oferecendo serviços de saúde que se adaptam às necessidades do seu público. A empresa está presente de forma constante no dia a dia do paciente, do aplicativo para atendimento virtual 24 horas por dia até a rede de atendimento própria ou credenciada para atendimento presencial. Por meio de consultas e exames com até 60% de desconto em mais de 25 mil clínicas e laboratórios em todo o País, a Kompa Saúde acompanha o usuário onde ele estiver.
Acesse kompa.com.br e saiba mais.