Com a transformação digital acelerada, consideravelmente, em meio ao cenário da pandemia e no estabelecimento do novo normal, as empresas têm buscado investir cada vez mais em ferramentas tecnológicas e automatização de processos, otimizando operações e aperfeiçoando inúmeros quesitos tanto internamente quanto para seus consumidores.
O uso de soluções tecnológicas que possam agilizar e otimizar a forma de construir um software, por exemplo, tem se mostrado um verdadeiro divisor de águas para diversos agentes do mercado. E por meio de uma parceria entre a Softtek e a OutSystems – que se iniciará nos setores governamentais e de saúde, a ideia é prover soluções inovadoras de alto impacto na evolução dos negócios destes mercados e posteriormente expandir tais resultados também para outros segmentos no Brasil.
“Muitas agências governamentais e empresas de saúde têm usado OutSystems para atingir seus objetivos de transformação digital, e temos inúmeras histórias de sucesso em muitos outros setores também”, explica Javier Carrion, Vice-presidente de Vendas para América Latina da OutSystems. “Por exemplo, uma fintech disruptiva teve um aumento de 30% nas conversões de novos clientes em apenas quatro semanas, estabelecendo funções e metodologias ágeis com o suporte da tecnologia. Outra empresa da área de Consumer Finance que substituiu 70% de seus sistemas legados em apenas três anos, além de adotar a cultura mobile-first com 90% de seus parceiros, o que trouxe resultados expressivos pela adoção da nossa plataforma. Por meio da adoção da plataforma moderna de aplicações da OutSystems e com a parceria da Softtek, ajudaremos outras organizações a também acelerarem o seu processo de transformação digital, comenta.
Outro exemplo prático de como a adesão a ferramentas tecnológicas utilizadas no âmbito privado podem ser aplicadas no setor público ocorreu em um outro país da América Latina, aonde um dos maiores provedores de seguros de saúde – que atende 70 milhões de pacientes – procurou a CEO da Softtek, Blanca Treviño, buscando uma forma de minimizar a necessidade de deslocamento e a distância entre pacientes e hospitais/clínicas. Além disso, em meio à pandemia, a empresa almejava prover informações em tempo real sobre a Covid-19 para toda a população, como a avaliação online de sintomas e direcionamentos diante do diagnóstico online, evitando assim a circulação desnecessária.
“Em 48 horas, conseguimos prover um MVP (sigla em inglês para Produto Mínimo Viável) inteiramente funcional, um tempo de resposta surpreendente” conta Marcos Brum, diretor de operações SAP da Softtek Brasil, empresa global de serviços de TI, considerada uma das maiores no setor com origem na América Latina. “Com a plataforma moderna de aplicativos da OutSystems, conseguimos desenvolver um aplicativo habilitado para UI/UX completo para dar suporte às diversas necessidades da instituição. O MVP incluiu algoritmos complexos para equilibrar o número de pacientes, acesso a consultas médicas online, emissão de certificados digitais para licença médica para evitar deslocamentos e entrega de receitas médicas através de empresas terceirizadas, como a Uber. Além disso, a implementação da funcionalidade de cerca virtual foi totalmente planejada, permitindo a instalação entender o comportamento do paciente e minimizando a saturação clínica” conclui.
De acordo com recente relatório de tendências governamentais publicado pela Gartner (Top Technology Trends in Government for 2021), mais de 50% das agências governamentais terão modernizado suas aplicações e estruturas de TI para melhorar a resiliência e a agilidade de seus processos até 2025.
Além disso, 95% dos novos investimentos em TI realizados nesse mesmo período serão feitos como uma solução de serviço. A pesquisa também prevê que até o ano de 2024, 75% dos governos terão pelo menos três iniciativas de hiperautomação lançadas ou em andamento.
As áreas beneficiadas pela implementação de ferramentas tecnológicas no setor governamental são inúmeras: Segurança Pública, Infraestrutura, Saúde e até Controle Orçamentário.
Dentre as tendências apontadas no estudo estão a digitalização de documentos, serviços públicos e armazenamento digital de dados, otimizando e aperfeiçoando processos e aumentando transparência e a confiabilidade da população.