A partir de 04 de outubro, especialistas da Rede Mater Dei de Saúde e outros convidados ministrarão um curso completo em Cirurgia Robótica, com duração de 70h de carga horária (podendo variar de acordo com cada Sociedade de especialidade). O curso será dividido em três módulos, sendo o primeiro teórico, com acompanhamento de cirurgias ao vivo; o segundo com treinamentos em simulador e o terceiro in-service, com treinamento prático no centro cirúrgico.
Há mais de quatro anos, as cirurgias robóticas são realidade na Rede Mater Dei, por meio do Sistema Da Vinci Xi, que conta com investimentos constantes em tecnologia de ponta. A instituição é uma das pioneiras no Estado com autorização para certificar médicos para a realização dessas cirurgias, consideradas minimamente invasivas.
“Com este programa de capacitação, estamos usando a expertise do nosso corpo clínico para permitir que mais profissionais estejam habilitados a executar, com segurança e técnica, esse tipo de cirurgia. Essa certificação vem complementar o trabalho realizado pela Rede de investir na educação continuada dos nossos médicos, ao passo em que amplia, ainda mais, a nossa estrutura em cirurgia robótica, permitindo que possamos sempre disponibilizar o que há de melhor e mais moderno em termos de equipamentos e assistência aos nossos pacientes”, pontuou o Diretor Médico da Rede Mater Dei, Felipe Salvador Ligório. Ainda segundo o Diretor, o uso de robôs durante os procedimentos, sejam eles de baixa ou alta complexidade, proporciona maior precisão aos cirurgiões e mais conforto aos pacientes.
O projeto de certificação é uma iniciativa da Rede Mater Dei em parceria com o Instituto Falke. Entre os professores convidados, quatro pertencem ao corpo clínico da Mater Dei: Daniel Bonomi, coordenador científico do curso de certificação em cirurgia robótica; Renato Corradi Fonseca, urologista; Aguinaldo Lopes, ginecologista e Sálua Oliveira Calil de Paula, também ginecologista.
O curso foi desenvolvido para contemplar todas as exigências do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica (SBCT), da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE), garantindo que todos os alunos recebam o treinamento exigido por suas sociedades.