Aprovada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e comunicada oficialmente no dia 8 de agosto, a compra da carteira com mais de 100 mil vidas da Camed Vida pela Unimed Norte/Nordeste começa a produzir efeitos em 1º de outubro de 2014, quando a cooperativa assume o atendimento dos clientes da autogestão com sede em Fortaleza (CE). Foi adquirida a carteira de planos médicos e odontológicos individuais, familiares e empresariais da Camed Vida, pertencente à Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Nordeste.
Segundo a Unimed Norte/Nordeste, as condições contratuais de todos os clientes serão mantidas e todos os direitos preservados. Cirurgias e tratamentos em andamento ou agendadas, a área de abrangência geográfica dos planos e as datas base de reajuste também serão mantidos. Também não incidirão novos prazos de carência.
Ao longo de setembro, clientes/beneficiários da Unimed Norte/Nordeste receberão comunicados com esclarecimentos completos sobre a mudança, assim como as novas carteiras para utilização dos planos de saúde e odontológico que passam a ter vigência a partir de 1º outubro. A migração dos beneficiários da Camed Vida será automática, sem necessidade de recadastramento.
Na fase de transição, os beneficiários da carteira comprada continuarão a ser atendidos com a carteira de identificação da Camed Vida. Segundo a Unimed Norte/Nordeste, os canais de comunicação habituais com a autogestão devem continuar sendo utilizados para dúvidas, pedidos de informações e autorizações de procedimentos.
Atualmente, a Unimed Norte/Nordeste conta com cerca de 110 mil médicos, 107 hospitais e 11 hospitais dia próprios, com 8.252 leitos próprios e 2.960 hospitais credenciados. A rede disponibiliza 202 pronto-atendimentos, 90 laboratórios e 93 centros de diagnósticos, todos próprios.