Líder na Europa, CRM para a saúde comemora dois anos de tropicalização no Brasil
20/09/2021
Oferecer uma boa experiência ao paciente deixou de ser um diferencial e já é requisito básico para centros médicos de relevância no mercado brasileiro. Com isso em mente, o TuoTempo – um CRM voltado exclusivamente para área da saúde que integra serviços online com comunicações interativas – comemora 2 anos de sua chegada ao Brasil, no intuito de aprimorar o relacionamento de instituições de saúde com seus pacientes.
 

Desenvolvido na Itália, onde conquistou o coração do setor da saúde, a plataforma também está presente no México, Espanha, Chile e Turquia, além de atuar em 20 países, com diversas negociações internacionais. Por aqui, o software foi trazido pelo Grupo Docplanner, detentor da plataforma Doctoralia, e chegou para atender as dores do mercado de grandes instituições de saúde, como hospitais, redes de clínicas e centros de medicina diagnóstica.

“Foi um grande desafio trazer essa tecnologia para o Brasil e construir a marca do zero, mas com um modelo de negócios inovador e flexível conseguimos nesses dois anos resultados surpreendentes, com clientes satisfeitos e realmente cumprindo o propósito de digitalizar a jornada do paciente. Fazer parte do grupo Docplanner, com certeza ajudou nesse crescimento”, declara Alessandro Tramarin, Head do TuoTempo no Brasil.

Em meio a transformação digital que o mundo vem passando, a proposta do TuoTempo é digitalizar processos e fidelizar os pacientes com o auxílio de features integradas aos principais sistemas de gestão e estrategicamente divididas em três módulos que se complementam, sendo eles:

  • Comunicação Interativa: campanhas de marketing, lembretes de consultas e pesquisas de satisfação que mantêm o paciente engajado;
  • Análise Comportamental: dados e relatórios que guiam tomadas de decisões inteligentes;
  • Portal do Paciente: agendamentos e pagamentos, check-in e sala de espera online conferem autonomia ao paciente, que pode acessar todas as informações por um aplicativo nativo.

Segundo Alessandro, uma vez iniciada a digitalização do ecossistema da instituição, é possível olhar para outros pontos que vão facilitar a jornada do paciente digital. Este novo perfil de cliente espera constantemente encontrar soluções que facilitem o seu dia a dia: desde agendamento e pagamento online, check-in por meio de um aplicativo, teleconsulta, acesso online a exames e até mesmo pesquisa de satisfação virtual.

“Na verdade, não se trata de melhorar os processos existentes, mas sim de repensá-los e redesenhá-los. É importante deixar de atuar sobre plataformas de interação que se reduzem aos limites físicos do estabelecimento de saúde para focar naquelas que se estendem praticamente sem limites, criando um ambiente totalmente digital que transforma a própria compreensão da saúde”, completa.

De acordo com pesquisa realizada pela BMC Health Services Research, existe uma forte correlação positiva entre o nível de informação recebida pelo paciente e sua satisfação, assim como a qualidade percebida do atendimento. Pensando nisso, lembretes de consulta, campanhas preventivas e até mensagens de acompanhamento são estratégias que impactam indiretamente a rentabilidade total da instituição a longo prazo.

E com o portal do paciente oferecido pelo TuoTempo, plataforma do mesmo grupo da Doctoralia, hospitais, centros de diagnóstico e redes de clínicas podem oferecer um ambiente de autogerenciamento de seus pacientes, com interface intuitiva e segura nas versões web e app mobile. Assim, é possível convertê-los do offline para o online, o que reduz cerca de 35% do custo, de acordo com Alessandro.

“Sabemos que a estratégia interna é um fator muito importante para as instituições da saúde e, por isso, acreditamos que, ao contratar o TuoTempo, é possível unir a excelência na jornada do paciente a três pilares voltados para o negócio: aumento da receita, redução de custos e vantagem competitiva”, pontua.

Aumento da receita: a partir da configuração de lembretes recorrentes, antecipam-se as ações do paciente, resultando em menos desmarcações, redução do no-show e reorganização automática da agenda do médico;

Redução de custos: ao digitalizar processos simples, a instituição reduz cerca de 35% do custo, seja com tempo de espera, atendimentos telefônicos, estacionamento, entre outros;

Vantagem competitiva: o mercado da saúde vem se reinventando e quem cria algo novo, se diferencia e se coloca à frente dos outros;

Segurança e facilidades

Outro diferencial está na segurança da plataforma, que é aderente à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). “Todos os dados são fornecidos com consentimento do paciente, que entende para qual fim os mesmos serão utilizados”, detalha Alessandro.

Além disso, o TuoTempo busca otimizar o tempo das instituições e facilitar processos que muitas vezes são robustos e até mesmo caros. Com esse objetivo, a plataforma possibilita a criação de um aplicativo móvel white label, ou seja, o app é produzido pelo TuoTempo e personalizado de acordo com a identidade visual do centro médico. O custo é bem mais baixo quando comparado ao mercado.

“A ideia é realmente viabilizar essa transformação digital da maneira mais simples possível, além de manter uma relação próxima ao cliente”, explica o head da plataforma.

O mesmo vale para o centro de dados e módulo de inteligência de negócios, também disponibilizado pelo TuoTempo, onde a ideia é oferecer em tempo real insights que vão auxiliar em decisões estratégicas e de marketing, uma vez que são avaliadas  estatísticas operacionais por especialidades e/ou especialistas, assim como o comportamento do paciente.





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