O Sistema Único de Saúde (SUS) é o mais completo sistema de saúde pública do mundo, no entanto, desde o início da pandemia, tem apresentado dificuldade no atendimento de consultas médicas. Para Victor Fiss, CEO da Cia. da Consulta, rede de medicina inteligente que atua com clínicas, é evidente o GAP na saúde no Brasil entre quem usa o SUS e quem possui plano de saúde. A telemedicina tem ajudado a minimizar esse déficit. A healthtech já realizou aproximadamente 60 mil consultas on-line e vem observando um crescimento de 20% mensal desde o início da pandemia, em março de 2020.
Fiss explica que, com o isolamento social, a telemedicina tornou-se um dos principais métodos das healthtechs atenderem de forma eficiente. “Oferecemos um preço mais baixo com atendimento de qualidade para as pessoas, e isso atinge o público que buscava outra forma de atendimento médico”.
Em abril deste ano, o atendimento on-line conquistou um ano de autorização da prática no Brasil, por causa da crise sanitária da pandemia. “A regulamentação da telemedicina estava sendo adiada por aqui mas, mais cedo ou mais tarde, iria acontecer. É comprovada a eficácia do acompanhamento médico on-line. Por isso, introduzimos o teleatendimento na empresa em março de 2020. Não podíamos esperar a volta das consultas presenciais, tínhamos que continuar oferecendo qualidade e atendimento para os pacientes da rede”, explica o empresário.
De acordo com o executivo, as startups atuam por meio de sistemas inteligentes, usando tecnologia, dados e inteligência artificial, onde acabam resolvendo gargalos importantes na saúde. “Aqui na Cia temos uma tecnologia própria que oferece soluções para planos de saúde e empresas, além de facilitar o atendimento on-line. Nascemos em 2017 e registramos um crescimento médio de cerca de 240% ao ano. Pretendemos realizar uma nova captação em breve para continuarmos os investimentos na saúde”, finaliza o CEO da Cia, Victor Fiss.