Assuntos atuais, mas ainda distante da realidade que precisamos nas relações de trabalho e com o mercado que participamos, falar em ÉTICA para algumas empresas é meramente ter um texto bonito e de efeito para ser lido e sem preocupações dele estar sendo levado a sério.
A avaliação da PERFORMANCE também precisa ser melhor compreendida uma vez que na maioria das vezes entendem-se como PERFORMANCE apenas os bons resultados financeiros de curto prazo.
Hoje e nos próximos anos o setor empresarial terá que se aprimorar para poder continuar no mercado, que a cada momento esta mais competitivo, melhor preparado do ponto de vista técnico, com valores de ética, com compromisso com o eco sistema do planeta e buscando uma relação com os mercados globais mais humanizada.
Saber administrar com ética, saber avaliar o desempenho dos colaboradores como ferramentas de direcionamento deve trazer ganhos para os negócios com uma relação mais sustentável internamente e com o mercado.
A diferença nos próximos anos será cada vez maior no valor humano, na qualidade da equipe uma vez que a tecnologia esta disponível para todos.
Uma pesquisa realizada pelo Conselho de Administração de São Paulo (CRA – SP) levantou dados interessantes, 57% dos administradores entrevistados atuam em empresas que possuem Código de Ética, mas esta mesma pesquisa identifica que destas (57%) menos da metade seguem estes códigos.
Elaborar e seguir um Código de Ética no meio empresarial não é tarefa simples, depende dos gestores em ter e promover sensos comuns de cidadania, respeito ao mercado, ao consumidor, ao meio ambiente e logicamente as leis do país, não se trata apenas da elaboração de regras, mas sim da adesão a uma cultura diferente onde os valores sejam respeitando de forma continua e sem exceções.
Na mesma pesquisa do SEBRAE ficou evidente que o consumidor esta sabendo diferenciar as empresas com boas condutas éticas das demais, e quando perguntado se isso faz diferença na hora da escolha do produto e ou serviços, a resposta foi positiva.
Propositalmente falo de “empresas”, entendo que HOSPITAIS, OPERADORAS DE SAÚDE, SEGURADORAS, CLINICAS DE DIAGNÓSTICOS, FABRICANTES DE PRODUTOS MÉDICOS E HOSPITALARES, INDÚSTRIA FARMACEUTICA e demais participantes do sistema de saúde se enquadram plenamente uma vez que existe “consumidor” com capacidade escolha dentro de bases financeiras pelo prestador A ou B onde os critérios não são diferentes quando da contratação de outros serviços.
A preocupação com o assunto Ética hoje é considerando de forma global gerando iniciativa por parte do ex Secretario- geral da ONU (Kofi Annan) a se mobilizar com a comunidade empresarial global visando à adoção dos valores fundamentais e internacionalmente aceitos na área de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção, isto esta refletido em 10 princípios.
ÉTICA. PACTO GLOBAL – ONU
1. As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente.
2. Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos.
3. As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito a negociação coletiva.
4. A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório.
5. A abolição efetiva do trabalho infantil.
6. Eliminar a discriminação no emprego.
7. As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais.
8. Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental.
9. Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.
10. As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.
PERFORMANCE
O capital mais valioso de qualquer empresa é o capital humano, é pouco provável se não impossível que alguma empresa chegue a algum lugar sem uma boa equipe de colaboradores, em função disso as corporações estão cada vez mais preocupadas em avaliar e treinar suas equipes para desempenhos acima da média.
Felizmente existem conceitos bem sucedidos a serem seguidos e com boas margens positivas de resultados como as práticas das empresas de alta performance de Jay Jamrog.
Quando das avalições de Performance vale alguns critérios:
• Manter o anonimato. Para obter retorno sincero dos funcionários se for o caso, utilize respostas anônimas. Dar segurança ao colaborador que o seu feedback estará seguro.
• Dar maior liberdade ao colaborar a complementar suas respostas com comentários adicionais estruturando melhor seus pensamentos.
• Utilizar uma linguagem casual evite linguagem corporativa ou técnica demais.
PERFORMANCE – AS NOVE PRÁTICAS DAS EMPRESAS DE JAY JAMROG
1. Desenvolver o engajamento para os trabalhos em equipe.
2. Liderança treinada para a condução de uma entrevista de avaliação da performance com foco na realidade das atividades e seus resultados.
3. Critérios definidos e claros que medem a qualidade do processo de avaliação de performance.
4. Planos de recuperação para as pessoas com performance abaixo do esperado.
5. Processo de avaliação constante em toda a organização.
6. Opinião de líder e evidências que comprovem o desempenho do colaborador.
7. Feedback mais de uma vez por ano.
8. Feedback 360 em todos os níveis hierárquicos.
9. Revisão contínua de objetivos e feedback dos gestores.
PERFORMANCE – FORMAS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
• Auto – avaliação: os colaboradores devem avaliar sua própria satisfação com o trabalho e seu desempenho, devem ter visão clara se cumpriram suas metas, mensais, trimestrais ou anual. Devendo ser dada também a liberdade de opinião sobre as metas, se eram razoáveis ou não.
• Avaliação de competências dos funcionários e da equipe: ter uma perspectiva sobre o desempenho individual e em equipe, com as devidas habilidades. Manter o senso para identificar eventuais diferenças nestas avaliações entre o colaborador e sua gerencia.
• Eficácia do gerente: em todos os departamentos, o que os colaboradores pensam sobre suas gerencias, sobre os gerentes tem que ter qualidade na comunicação das metas aos demais de forma clara e objetiva e isso deve ser verificando nas avaliações junto aos colaboradores.
• Treinamento e desenvolvimento de carreira: não basta ter programas de treinamento e desenvolvimento, é preciso saber se isto esta atendendo às necessidades dos colaboradores em função da capacitação para as metas.
• Prontidão de promoção: dentro do conceito de Performance quando tudo esta funcionando bem os colaboradores estariam sempre aptos assumir maior responsabilidade e ou função.
PERFORMANCE – DICAS PARA UMA AVALIAÇÃO JUSTA E EFICAZ
• ANTES de conduzir a avaliação, reúna o maior número possível de informações sobre o profissional e seu desempenho.
• NUNCA confie em sua memória. Registre formalmente os acontecimentos e informações que possam impactar sobre a avaliação de seus subordinados, negativas ou positivas, sempre desprovidas de emoções.
• NÃO SEJA precipitado em suas avaliações. Seja racional e nunca faça julgamento de valor ao empreender uma avaliação.
• NUNCA perca sua sensibilidade acerca dos sentimentos de seus colaboradores. A avaliação deve ser sobre todos os ângulos.
• PERGUNTE ao avaliado se ele gostaria de discutir um ponto específico de sua avaliação, deixando que ele fale livremente e sem nenhuma censura.
• APONTE sempre que necessário e de maneira firme, porém de forma educada os resultados quando negativos é fundamental embasamento (gráficos, planilhas) que justifiquem a situação.
• ESCUTE e observe o comportamento do avaliado. Essa postura lhe dará tempo para pensar e agir com maior segurança.
• OFEREÇA recomendações para seu desempenho pessoal, como livros, cursos específicos, aprendizado de um novo idioma, mudança de postura, enfim tudo que de alguma forma possa ser produtivo para melhoria dos resultados.
RESULTADOS E MOTIVAÇÃO
Incentive seus colaboradores a prática esportiva, alguns estudos indicam mudanças significativas nos comportamentos dos envolvidos, como:
• Melhora no espírito de equipe.
• Respeito pelos demais.
• Comprometimento com metas e objetivos.
• Maior motivação.
• Desejo de representar a empresa (vestir a camisa).
• União com o grupo.
• Integração facilitada.
• Liderança.
• Maior senso de responsabilidade.
• Busca da excelência.
Segundo vários estudos a convivência com pessoas habituadas a atividade física regular são mais produtivos, motivados e com maior capacidade de conviver sobre pressão, a culpa boa disso são as endorfinas liberadas durante a pratica de exercício físicos, essa dose de bom humor e satisfação dura em média 12 horas.
POR QUE ALGUMAS SÃO MELHORES...
No mundo corporativo nada é ao acaso, quando uma empresa é reconhecida como boa formadora de gestores, alguma diferença ela deve ter em suas ações, segundo uma analise com base em: Plano se Sucessão – Desenvolvimento de liderança – Liderança inspiradora as empresas que mais se destacam são:
? NO MUNDO: P&G – Microsolt – GE – Coca Cola – Unilever – IBM – Walmart – Mc Donald – Telefônica – Facebook.
? NO BRASIL: Unilever – IBM – GE – Nestlé – Natura – 3M – Ambev – Itaú – PEPSICO – Santander.
Recentemente em pesquisa técnica e de identificação com o consumidor foram eleitas às marcas mais valiosas do mundo, em ordem são:
? Apple – Google – Coca Cola – IBM – Microsoft – GE – Mc Donald – Samsung – Intel – Toyota – Mercedes –Benz – BMW – Cisco – Disney – HP – Gillette – Louis Vuitton – Oracle – Amazon – Honda.