No Brasil, as vacinas Coronavac, AstraZeneca e Pfizer requerem duas doses para garantir a efetividade prevista pelos laboratórios, já a Janssen é um imunizante de aplicação única.
Dos 26 estados brasileiros, 11 já garantiram a aplicação da primeira dose em mais de 50% de sua população. O Mato Grosso do Sul lidera esse ranking, com mais de 60,4% de sua população adulta com a primeira dose aplicada, seguido por São Paulo, que vacinou 59,8% da população, e pelo Rio Grande do Sul, com 58,9%.
Em relação aos estados que estão com a maior cobertura vacinal, ou seja, com a aplicação completa das duas doses na população com mais de 18 anos, aparece novamente o Mato Grosso do Sul, com 34,4%; depois, o Rio Grande do Sul, com 24,7%, seguido pelo Espírito Santo, que tem 21,5% de sua população adulta imunizada.
Segundo o Ministério da Saúde, até este momento, foram aplicadas cerca de 113,7 milhões de doses de imunizantes contra a Covid-19. O Brasil permanece em 67º no ranking global de doses aplicadas a cada 100 habitantes.
Nas últimas 24 horas, aproximadamente 907 mil pessoas receberam a vacina. No dia 7 de julho, o Brasil bateu recordes de vacinação com mais de 3 milhões de doses administradas.