O impacto da LGPD na área da saúde e como se adequar à nova lei
05/07/2021

A nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), entrou em vigor recentemente e impactou diretamente as empresas do setor de saúde. Operadoras precisaram se adequar às normas para não sofrer penalidades e abalar a confiança dos usuários.

O objetivo principal da nova LGPD é proteger os direitos de liberdade e de privacidade das pessoas. Agora, a lei exige o consentimento de usuários para o uso de dados. Com isso, as operadoras e empresas de saúde precisam ter a atenção redobrada, uma vez que, muitos dos dados utilizados, são aqueles conhecidos como "dados sensíveis", que abordam as questões genéticas, sobre a saúde e a vida sexual das pessoas, entre outras.

Portanto, é fundamental que haja cuidado e planos de contingência para tratar os dados. As empresas que descumprem a LGPD podem sofrer sanções a partir de agosto deste ano. A fiscalização será feita por meio da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

A Carefy, empresa que surgiu em 2017 com o propósito de oferecer soluções em gestão de internações e auditoria, também auxilia as empresas a se ajustarem às normas da LGPD na saúde. O software da Carefy protege as informações dos pacientes e passa mais credibilidade para os usuários, afastando a possibilidade de multas.

O fluxo da auditoria em saúde com o Carefy oferece mais rapidez na coleta de dados, que pode ser feita por aplicativo pelo auditor em saúde. Assim, os dados são encaminhados de um jeito seguro e em tempo real, evitando possíveis extravios que poderiam ocorrer com planilhas em ficha de papel ou por outros meios, como e-mail e fotos.

 

Desta maneira, o software Carefy contribui para que as empresas se adequem a essas normas. A tecnologia pode promover mais segurança para as informações dos pacientes e agilizar a coleta de dados.





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP