A empresa britânica CMR Surgical está trazendo ao Brasil uma nova tecnologia para cirurgias assistidas por robôs. Chamado de Versius, o aparelho está sendo lançado no Brasil e no Chile e marca a estreia das operações latino-americanas da empresa.
De acordo com a empresa, o Versius já foi utilizado em mais de 1.000 casos clínicos, em que atuou em cirurgias de diversas especialidades, como colorretais, gastrointestinais, ginecológicas, hérnias, urológicas, além de cirurgia geral.
O robô é atualmente utilizado no Reino Unido, França, Índia e outros hospitais estão em processo de implementação. Por aqui, a empresa está montando estrutura para treinamento de médicos cirurgiões em todo o Brasil, além de um centro junto à Rede D'or São Luiz.
A CMR anuncia a expansão após novo aporte de 600 milhões de dólares na empresa, em uma rodada de financiamento de série D, que elevou o valor da companhia para 3 bilhões de dólares. O aporte foi liderado pelo Fundo 2 do conglomerado SoftBank e é o maior para a empresa britânica até o momento.
A companhia afirma que irá utilizar o investimento para fomentar a comercialização global do Versius. Entre os benefícios associados ao uso de robôs em cirurgias estão redução do risco de infecções, melhores resultados clínicos e menor tempo de permanência hospitalar, além de menos complicações.