Em um modelo inédito entre as operadoras de saúde líderes do mercado brasileiro, a Amil Dental acaba de firmar uma parceria com a Cia. da Consulta para a abertura de clínicas odontológicas próprias, que serão chamadas de Clínicas Amil Dental. As primeiras duas foram inauguradas em unidades da Cia. da Consulta localizadas em shoppings de grande circulação em Osasco e Tucuruvi. Em breve, serão lançadas mais três unidades, em Guarulhos, Taboão da Serra e Tatuapé. Cada clínica terá capacidade para realizar mais de 1.300 atendimentos por mês – ou seja, mais de 6.500 atendimentos mensais quando as cinco clínicas estiverem funcionando.
As clínicas atenderão exclusivamente beneficiários da Amil Dental e as regiões escolhidas para inauguração são aquelas de maior demanda por serviços odontológicos entre os beneficiários da operadora, como Osasco, Guarulhos e Zona Leste. Um dos principais benefícios do modelo é a disponibilização, em um único local, das principais especialidades odontológicas, como Ortodontia (colocação de aparelho), Endodontia (tratamento de canal), Cirurgia e Periodontia (tratamento de gengiva). Com isso, o paciente estará apto a realizar os procedimentos mais frequentes, desde limpeza à extração de sisos, por exemplo, com uma equipe integrada. Outro benefício é o horário de atendimento estendido, das 8h às 19h durante a semana, e aos sábados, das 8h ao meio-dia.
A healthtech Cia. da Consulta usará sua experiência, indicadores de qualidade e tecnologia proprietária na operação da rede física desenhada para a Amil. Embora seja novidade no segmento dental, a Amil tem um histórico de investimento em estruturas próprias para atendimento exclusivo a seus clientes de planos médicos, com a proposta de promover o acompanhamento integral de sua jornada no sistema de saúde. Atualmente a companhia reúne 53 unidades próprias, entre ambulatórios, unidades de pronto atendimento e diagnóstico, centros médicos e clínicas de atenção primária. A inauguração das primeiras clínicas odontológicas visa replicar essa proposta, atendendo uma demanda recorrente dos beneficiários.
Ainda durante a pandemia, o setor odontológico, que conta com mais de 27 milhões de beneficiários, não parou de crescer, como vem acontecendo nos últimos vinte anos. Apesar de uma retração inicial no número de clientes no início do ano, o setor reagiu e fechou 2020 com um aumento de 4,5% em relação ao ano anterior, totalizando 1,7 milhões de novos beneficiários. “A pandemia catalisou a preocupação dos brasileiros com a saúde, inclusive a bucal. E dentro da nossa proposta de garantir acesso à saúde a cada vez mais brasileiros e promover a melhor experiência para quem usa os nossos serviços, consideramos que o lançamento das Clínicas Amil Dental ajudará a atrair e fidelizar ainda mais clientes”, explica o Diretor da Amil Dental, Robert Wieselberg.
Atualmente, a operadora figura entre as maiores do país, com 2,2 milhões de clientes.
As clínicas se somarão aos mais de 15 mil consultórios odontológicos credenciados à Amil Dental em todo o Brasil. No ano passado, ainda durante a pandemia, esses prestadores foram responsáveis pela realização de mais de 8 milhões de procedimentos e mais de 1 milhão de consultas. “Apesar do uso temporário das máscaras, o brasileiro dá muito valor ao sorriso. Além do aspecto cultural de sermos um povo acolhedor e alegre, o cuidado com o sorriso aumenta a sensação de confiança em diversos aspectos sociais, profissionais e pessoais, abrindo um leque de oportunidades”, observa Wieselberg, ao comentar o crescimento dos tratamentos em 2020.
A parceria representa também uma oportunidade de negócios para a Health Tech Cia. da Consulta. Quatro das cinco clínicas a serem inauguradas ficarão alocadas dentro de espaços ambulatoriais da Cia. da Consulta. A quinta ficará no Amil Espaço Saúde Tatuapé, unidade de atendimento médico ambulatorial da Amil, voltada para a atenção primária. Com nove clínicas médicas em São Paulo e mais de 230 médicos e especialistas, a Cia. da Consulta estreia no mercado de clínicas odontológicas com a tecnologia, gestão técnica e administrativa das unidades via plataforma Mint, que fará toda integração de rede, desde os agendamentos até prontuário eletrônico, teleatendimento, gestão de protocolos e a gestão operacional. A Amil Dental, por sua vez, ficará responsável pelo direcionamento dos clientes (o agendamento das consultas e procedimentos será realizado pela central da Amil Dental: 3004-1000), identificação visual das unidades e monitoramento de protocolos e indicadores de qualidade.
"Viemos nos preparando nos últimos 3 anos para atuar no setor de saúde suplementar, oferecendo inovações, desde a criação de novos formatos de remuneração até o desenvolvimento da plataforma Mint, que garante qualidade e acesso ao beneficiário, além de controle de custos e acesso a dados para a operadora”, afirma Victor Fiss, CEO da Cia. da Consulta.